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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Veja 5 dicas para recrutar e manter um profissional de TI na empresa

Os profissionais de tecnologia da informação (TI) são alguns dos mais requisitados e bem pagos no mercado. Por isso, mudam de emprego mais vezes e em menor tempo do que trabalhadores de outros segmentos. Um dos motivos tem a ver com a insuficiência de investimentos na formação em TI, uma realidade global. As universidades e os cursos à disposição ainda formam menos profissionais do que o setor realmente precisa.  

Diante disso, o que as empresas podem e devem fazer para atrair e reter talentos? Antes de mais nada é importante lembrar que um bom salário, por si só, não garante a permanência de um funcionário em uma companhia.  

Enquanto a tecnologia é apenas um meio de trabalho para boa parte dos colaboradores, para os profissionais de TI ela é a razão de ser de suas carreiras e de seus empregos. Portanto, reuni cinco pontos-chaves que podem ajudar a atrair e reter talentos da área.  

1Aprimoramento contínuo: os profissionais de TI precisam estar sempre atualizados. A melhor forma de ajudá-los é arcar com parte dos custos de treinamentos, dentro ou fora da organização. 

2 – Recursos tecnológicos: ofereça tecnologias de ponta para os especialistas trabalharem. É uma forma de motivar e agregar valor à experiência e ao conhecimento que já possuem. 

3 – Qualidade de vida: para atenuar a pressão que recai sobre esses profissionais, aposte em benefícios que promovam o bem-estar e o equilíbrio, como horários flexíveis, espaços de descompressão, auxílio psicológico e home office

4 – Plano de carreira: favorecer o crescimento do colaborador dentro da companhia é fundamental para que ele não pense em buscar outras oportunidades no mercado. 

5 – Clima organizacional: garantir um ambiente agradável, no qual as pessoas se sintam bem, é um fator crucial para manter os funcionários engajados. 

Além de oferecer condições de trabalho adequadas e interessantes, é indispensável observar os resultados. Métricas relacionadas à rotatividade e à satisfação dos colaboradores devem ser constantemente avaliadas e servirem de subsídios para ajustes e melhorias.  

Autor:

Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – e-mail: centric@nbpress.com.br. 

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