19.8 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Fundação Dom Cabral e AEVO lançam o Ranking Growth Startups

Prêmio reconhece startups que mais crescem no Brasil para incentivar cultura de inovação e promover a interação entre corporações e startups; categoria HealthTechs e SciTechs já está com as inscrições abertas

São Paulo, 08 de novembro de 2023 – A AEVO,  empresa líder em gestão da inovação e estratégia,  em parceria com a Fundação Dom Cabral, considerada a 7ª melhor escola de negócios do mundo, lançam o Growth Startups Ranking, para reconhecer as startups brasileiras que mais  cresceram nos últimos 5 anos, em 6 categorias. O objetivo é incentivar uma cultura de inovação aberta e promover a interação entre empresas e startups. A startups na categoria FinTechs e InsurTechs podem se inscrever até 4 de novembro

“Com a inovação no nosso DNA, queremos impulsionar essa cultura em todo o ecossistema brasileiro. Reconhecer as startups que mais crescem por meio da inovação é uma forma de fortalecermos esse ambiente transformador e mostrar, na prática, como essas soluções tecnológicas estão revolucionando o mercado brasileiro. O lançamento do Growth Startups Ranking é mais uma iniciativa que reforça o nosso compromisso de promover inovação em todo o Brasil, evidenciando essas startups para o mercado”, afirma Luis Felipe Carvalho, CEO da AEVO, que atende centenas de empresas no Brasil e no mundo.

Para avaliar o crescimento das startups brasileiras, a Fundação Dom Cabral realizará a análise quantitativa e qualitativa de todas as empresas que se inscreverem no ranking.  Na primeira etapa, a FDC vai avaliar as informações preenchidas no formulário sobre o crescimento do negócio, percentual de receita e colaboradores da startup, e o percentual de investimento levantado e colaboradores, desde sua fundação.  Na segunda etapa, o time irá analisar o grau de novidade do negócio e destaques em premiações e acelerações, das 20 startups que melhor se posicionaram na primeira fase de avaliação.

“As startups compreendem um universo muito rico e dinâmico dentro do ambiente de negócios. O Ranking poderá nos ajudar a entender como funcionam e quais são seus desafios para que permaneçam relevantes e longevas neste ambiente”, explica Hugo Tadeu,  professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

O ranking é destinado para startups e scale-ups em diferentes estágios de maturidade e ecossistemas. Para serem elegíveis ao ranking, as empresas interessadas devem possuir um modelo de negócio inovador, produto ou serviço escalável na categoria desejada, CNPJ ativo, mais de 3 pessoas na equipe, ter operações no Brasil e ter sido fundada há menos de 10 anos.  Além de cumprirem os critérios de avaliação como: inovação, escalabilidade, tração e impacto, independente do momento de maturidade do negócio. 

“Buscamos escolher critérios que permitam que startups de diferentes estágios consigam ser elegíveis a serem reconhecidas. Nesse sentido, vimos que o conceito básico de uma startup é ela ser escalável, muitas vezes vemos startups que cresceram mais com um “inchaço de pessoas e recursos”. Assim, o principal critério é startups que conseguiram ter um percentual de crescimento de receita alto, a partir de um crescimento baixo de funcionários”, afirma Rodrigo Penna,  pesquisador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

A categoria que está aberta é direcionada para FinTechs e InsurTechs, empresas que estão revolucionando o setor financeiro, oferecendo soluções inovadoras para questões relacionadas a empréstimos, investimentos, seguros, análise de dados e gerenciamento de finanças pessoais e empresariais. Saiba aqui se a sua empresa se encaixa. 

Entre os Hubs parceiros do ranking estão as empresas Green Rock, Connext Health e MaterDei. Confira o cronograma mês a mês das demais categorias que farão parte do Growth Startups Ranking:

ESG;

PropTechs e ConstruTechs;

IndTechs;

EdTechs;

Todos os dados serão cruzados com informações públicas disponíveis para conferência de informações. Havendo uma ou mais startups com a mesma pontuação, caberá à Banca Avaliadora fazer o desempate.  Os interessados em participar da primeira edição do prêmio, devem se inscrever de forma gratuita e exclusiva no formulário encontrado em:  aqui . No site, também está disponível o regulamento, com todas as informações necessárias para realização da inscrição.

Sobre a AEVO   

A AEVO é uma empresa de gestão da inovação e estratégia, que ajuda a quebrar as barreiras que impedem os colaboradores de inovarem diariamente nas empresas. A AEVO oferece soluções em nuvem que viabilizam Programas de Ideias, de Inovação Aberta, o Gerenciamento dessas iniciativas, bem como a gestão da estratégia com OKR’s, nas organizações. Em 2022, a empresa foi selecionada para o programa Scale-Up Endeavor e escolhida como uma das Startups mais promissoras do Brasil, no ranking 100 Startups to Watch. 

Sobre Fundação Dom Cabral

A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais 47 anos, que está entre as melhores do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking do jornal inglês Financial Times 2023.

Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Cerca de 46 mil profissionais passaram pela instituição em 2022. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.

Autora:

Luana Moraes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio