21.3 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Companhia de Dança Agnes apresenta o espetáculo “Terra”

Sustentabilidade é o tema que norteia a produção 

A Companhia de Dança Agnes vai apresentar ao público, no início de dezembro, o espetáculo “Terra”, desenvolvido durante as oficinas de dança contemporânea e balé, oferecidas gratuitamente e que aconteceram neste segundo semestre no Centro Cultural Vila Santa Rita, localizado na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. O espetáculo “Terra” terá sessão única às 19 horas do dia 9, sábado, no Colégio Batista Mineiro (Rua José Cláudio Rezende, 420 – Buritis – Belo Horizonte). A entrada é franca, mas os ingressos precisam ser requisitados com antecedência na página da Cia Agnes no Instagram (@ciaagnes). 

Contempladas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, as oficinas do projeto Terra consistiram numa série de atividades abordando danças urbanas, dança contemporânea e balé, propostas para a comunidade e entorno da Vila Santa Rita/Barreiro. O desenvolvimento das aulas, realizadas entre junho e novembro, foi focado na necessidade de conscientização da população em sustentabilidade, em como fazer o descarte correto do lixo, além de incentivar a sua reutilização. Uma ação envolvendo movimento artístico e socioambiental, com o objetivo de conscientizar a comunidade. Durante as oficinas foram criadas cenas de dança abordando o uso dos recursos naturais de forma responsável, como também a relação do ser humano com a fauna e a flora, através de temas relacionados ao desmatamento e à poluição. O trabalho enfatiza, sobretudo, a importância dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e, principalmente, Reciclar.

A Companhia de Dança Agnes surgiu na Vila Santa Rita, localizada na regional Barreiro-Belo Horizonte, e realiza um trabalho em danças urbanas e contemporânea desde 2001, com o objetivo de investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos, coreografias e cenas curtas, através de processos colaborativos de pesquisa entre bailarinos, coreógrafos e artistas de outras áreas. Desenvolvendo seus trabalhos em espaços públicos da região, a companhia abre um leque de possibilidades de vivências artísticas.

O Projeto Terra foi desenvolvido por meio do edital da Lei de Incentivo à Cultura Modalidade Fiscal – N° 2502/2021 e patrocinado pela empresa Captamed Cuidados Continuados Ltda. Na execução do projeto, a companhia contou com a parceria do Centro Cultural Vila Santa Rita, que cedeu seu espaço para o desenvolvimento das aulas, e da Escola Municipal Presidente Itamar Franco, onde também foram desenvolvidas algumas turmas de danças.

Por sua vez, a Vina Gestão de Resíduos Sólidos, parceira do projeto, proporcionou aos alunos ações de educação social e ambiental através de uma trilha ecológica da área de preservação de Cerrado da empresa, uma visita ao galpão de reciclagem na Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli-Barreiro), outra integrante da REDE Socioambiental Vina. A empresa contribuiu também com consultoria para a produção do cenário do espetáculo, sob a coordenação de Cristina Araújo, oficina de plantio no CCVSR com a participação da bióloga Sabrina Soares e suporte operacional para lanche e transporte no dia da realização do espetáculo.

Com essas ações, o Projeto Terra tem promovido a conscientização através da arte, realçando a necessidade de reflexão sobre a sustentabilidade. Além de combinar criação artística com transformação pessoal e social incentivando a participação dos integrantes e da comunidade nos processos criativos, o que implica em estar aberto à constante aprendizagem e a escuta.

Espetáculo “Terra”, realizado pela Companhia de Dança Agnes.

09 de dezembro, sábado – 19 horas.

Colégio Batista Mineiro (Rua José Cláudio Rezende, 420 – Buritis – Belo Horizonte).

Entrada franca – os ingressos precisam ser solicitados com antecedência na página da Cia Agnes no Instagram (@ciaagnes).

Autora:

Luciana Braga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio