24.7 C
São Paulo
domingo, 21 de abril de 2024

Rede de Farmácias São João entre as 500 maiores empresas do Sul do Brasil pelo terceiro ano consecutivo

Rede avançou duas posições no ranking geral dos três estados do Sul e uma posição no ranking do RS

A edição 2023 do mais importante ranking regional de empresas do Brasil foi conhecida nesta terça-feira (17), durante uma cerimônia de premiação na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre. Realizado há 33 anos, pelo Grupo Amanhã e pela PwC Brasil, o estudo é uma radiografia completa das empresas para gerar valor e relevância ao ambiente de negócios da região Sul.

Pelo terceiro ano consecutivo, a maior rede do varejo farmacêutico do Sul do Brasil está entre as 500 maiores empresas da região, no levantamento que abrange todos os setores. A Rede de Farmácias São João subiu duas posições em 2023, no levantamento que faz referência ao ano de 2022, ficando em 65º lugar no ranking dos três estados e avançando uma posição entre as maiores gaúchas, ocupando o 28º lugar do RS.

“Estar entre as 500 maiores empresas do Sul é motivo de muita alegria e agradecimento aos mais de 20 mil colaboradores da São João. Esse reconhecimento prova que, na empresa, nenhum de nós é mais importante do que todos nós juntos e que com propósito e dedicação permanente é possível alcançar grandes resultados”, enfatiza o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.

A metodologia utilizada para preparar o ranking, pelo Grupo Amanhã e pela PwC Brasil, extrai dados dos balanços financeiros das empresas. Os três estados do Sul, suas capitais e principais cidades da região ocupam posições destacadas também nos mais importantes rankings nacionais e alguns internacionais.

“O ranking publicado pelo Grupo Amanhã e pela PwC Brasil usa uma metodologia própria para evidenciar três pilares basilares para uma empresa: patrimônio líquido, que representa metade do Valor Ponderado de Grandeza, o VPG; receita líquida e resultado, que completam a outra metade do índice exclusivo”, detalha Jorge Polydoro, publisher do Grupo Amanhã.

Sobre o critério de classificação, para revelar quem é quem entre as empresas do Sul, o indicador exclusivo, Valor Ponderado de Grandeza (VPG), reflete de forma equilibrada o tamanho e o desempenho das empresas, a partir de um cálculo que considera os três grandes números de um balanço: patrimônio líquido (que tem peso de 50% no cálculo do VPG), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%).

Para o sócio e líder da PwC Brasil na região Sul, Carlos Peres, o ranking 500 Maiores do Sul traz indicadores importantes das empresas da região, revelando um verdadeiro espelho da economia dos três estados. “Este ano, por exemplo, ficam bem claras as potencialidades que cada um tem apresentado diante do cenário econômico atual”, considera.

Presente em mais de 270 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a São João ultrapassou a marca de 1 mil lojas em 2023. A rede cresce com um projeto permanente de expansão que engloba os pilares de saúde, desenvolvimento econômico regional, geração de emprego e renda e ações de responsabilidade social.

“É uma satisfação e alegria muito grande fazer parte desse seleto grupo de empresas, ao mesmo tempo aumenta cada vez mais a responsabilidade com nosso time de colaboradores que são nosso maior patrimônio e com os nossos clientes que, com certeza, são a razão de nossa existência”, destaca o coordenador regional da Rede de Farmácias São João, Alison Freitas.

Análise do ranking 2023

No ranking 2023 estão disponíveis cinco tabelas, com as 500 maiores dos três estados, as 100 maiores do Paraná, as 100 maiores de Santa Catarina e as 100 maiores do Rio Grande do Sul, além das 500 emergentes. A partir de filtros, é possível cruzar os dados e fazer comparações entre as empresas e setores.

Para conferir o resultado completo do ranking 500 Maiores do Sul, acesse:

amanha.com.br/500maiores/

#Tem na São João

Numa evolução do varejo farmacêutico brasileiro, assim como já é realidade em diferentes países desenvolvidos, a São João investe na modalidade de loja que prioriza a praticidade e o tempo do cliente. É a facilidade de encontrar medicamentos, serviços farmacêuticos e produtos de diferentes categorias no mesmo lugar.

Sobre a São João 

A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Neste ano de 2023 atingiu a marca de mais de 1 mil filiais, dois centros de Distribuição (Passo Fundo/RS e Gravataí/RS) e mais de 20 mil colaboradores.

Para notícias sobre a Rede acesse:

www.saojoaofarmacias.com.br/blog

Acompanhe também a Rede de Farmácias São João pelo Instagram:

@farmaciassaojoao

www.saojoaofarmacias.com.br

Autora:

Keli Karczeski

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio