28.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Edital traz oportunidade de capacitação para jovens com deficiência ou doenças raras

Jovens com idade entre 14 e 17 anos e 11 meses, com deficiência ou doenças raras, e que sejam moradores das regiões periféricas de São Paulo, podem se inscrever, gratuitamente, para participar do projeto Confiança no Futuro Para Todos, idealizado e desenvolvido pelo CIEDS em parceria com a SMDHC (Secretaria Municipal Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo) e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Ao todo, são 30 vagas e as inscrições vão até 6 de outubro.

A iniciativa envolve formações online e presenciais, com foco no desenvolvimento de competências para a vida e habilidades para o trabalho, que acontecerão no Instituto Singularidades, região central da capital paulista. Por isso, os inscritos precisam morar em São Paulo. Jovens com esse perfil, que estejam em acolhimento ou em situação de vulnerabilidade, têm prioridade. 

Para Beatriz Oliveira, coordenadora do projeto, “o intuito do projeto é trabalhar a autonomia e o protagonismo desses jovens para que eles possam construir suas próprias histórias, além da deficiência, contribuindo também para o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida e o trabalho, empreendedorismo, geração de renda, economia criativa”, explica.

O projeto vai oferecer, durante o mês de outubro, por meio de uma plataforma digital, 60 horas de capacitação  e, ao final do curso, o jovem receberá um certificado de conclusão. Os participantes vão receber, também, uma ajuda de custo no valor de R$400,00. 

Após as formações, o projeto promoverá, ainda, uma mentoria para desenvolvimento de projetos de vida, gerando oportunidades para acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O segundo ciclo do projeto está previsto para 2024.

Nos últimos anos, o Brasil se empenhou em garantir os direitos de todas as crianças na primeira década da vida, com resultados importantes. Entretanto, nem todo o investimento se consolidou na segunda década da vida. O país ampliou o acesso à educação, mas milhares de adolescentes deixam a escola anualmente. O trabalho infantil foi reduzido, mas muitos meninos e meninas de 12 a 18 anos trabalham de forma precária, sem acesso a programas de aprendizagem e sem direitos garantidos. 

Somente na cidade de São Paulo, são cerca de 2,5 milhões de jovens, com potencial, porém muitos deles vivendo em situação de vulnerabilidade social e sem oportunidade de formação acadêmica e/ou emprego formal. A pesquisa “Juventudes e a pandemia do Coronavírus: Edição São Paulo”, realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), mostra que desses jovens-potência, 8 a cada 10 estão à procura de trabalho. Segundo o mesmo relatório, daqueles que procuram trabalho, a maioria mostrou-se nessa situação por conta dos efeitos da pandemia, a qual também teve efeito sobre os estudantes, com mais de 40% dos jovens pensando na paralisação dos estudos. 

Segundo o IBGE, cerca de 8,9% da população brasileira possui alguma deficiência, isso equivale a um pouco mais de 18 milhões de pessoas. Os dados de educação, trabalho e rendimento de pessoas com deficiência mostram que essa população ainda está muito menos inserida nas escolas e no mercado de trabalho do que o restante da população. 

Diante desse cenário, o projeto Confiança no Futuro Para Todos tem como objetivo atender a um dos desafios enfrentados pelas juventudes, especialmente jovens com deficiência. O projeto é um percurso de formação e mentoria para jovens com deficiência e/ ou doença rara que objetiva a inclusão produtiva.

O que o projeto  oferece?
Confiança no Futuro para Todos – para adolescentes e jovens com deficiência ou doença raras

– Ajuda de custo; 

– Trilhas formativas acessíveis para o desenvolvimento de habilidades essenciais; 

– Construção personalizada do plano de vida e preparação para o ensino superior; 

– Mentorias individuais, para apoio no desenvolvimento pessoal e profissional; 

– Incentivo ao empreendedorismo e outras formas de geração de renda. 

Serviço – chamada para as inscrições
Projeto:
 Confiança no Futuro Para Todos;
Realização: CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável);
Inscrições (gratuitas): até 06/10/23. Para se inscrever, acesse https://bit.ly/1inscricao-confianca 

Autora:

Flavia Perez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio