19.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Discurso do Rei de Marrocos: valores marroquinos exemplo para certos países inspirar-se

O Rei Mohammed VI proferiu seu discurso perante o parlamento marroquino, na abertura da 1ª sessão do 3º ano da XI legislatura, destacando os valores fundadores da unidade nacional marroquina.

Tal mensagem inspira  dos últimos acontecimentos nacionais e no mundo, notadamente a crise israelo-palestina e postura da comunidade internacional em circunstâncias semelhantes.

O rei sublinhou neste sentido as mudanças profundas  que levaram ao declínio dos regimes e padrões de valores no mundo.

Sobre a tragédia, mês de Setembro em relação ao terramoto de Al Haouz, região de Marrakech, o Soberano insistiu sobre as lições prevalecentes e retiradas deste trágico seismo, lembrando dos valores marroquinos a preservar ao longo deste terremoto.

Este drama proporciona uma lição valiosa repleta dos valores autênticos e espirituais, concretizando e privilegiando valores humanos, dos ideais, fazendo com que se supera as adversidades e crises iminentes, graças à conduta e valores de determinação, da união e solidariedade, além da confiança, coragem e pertencia.

É aqui onde reside o pilar da unidade que une a sociedade marroquina, um princípio apegado à pátria e aos valores marroquinos, do povo conseguir superar tal prova.

O Soberano lembrou nesta ocasião os princípios fundadores da identidade nacional unificada. Mencionando pela primeira vez os valores religiosos e espirituais, cujas raízes provenientes do “rito sunita Maliki, fundamentalmente sinônimo da noção e do comando dos crentes, centralizado na moderação, abertura sobre outro e coexistência intercivilizacional.

Esta mensagem de paz dirigida nestes tempos difíceis e diante dos acontecimentos atuais, distinguiu-se de facto pela sua abordagem única, defensor do equilíbrio e da coexistência entre as religiões.

Perante esta referência única de distinção do Marrocos, confirma-se então como o modelo de convivência bem sucedido, confere aos marroquinos, muçulmanos e judeus a cultivar a compreensão cordial e respeito entre religiões e culturas.

Apontando também os outros dois fundamentos da unidade nacional marroquina, valores nacionais sinônimo da Nação Marroquina e Monarquia como pedra angular. Eles unem de forma unânime os marroquinos à instituição monárquica a vocação principal é de unificação a todos em torno dos componentes do povo marroquino.

Provendo a essência simbiose de laços de lealdade mútua entre o Trono e o povo,

Base do segundo ponto, característica da nação marroquina e do conceito da pátria, formando o título  unânime da unidade nacional e integridade territorial do país.

Tais conceitos da Nação Marroquina formam os valores imutáveis ​​dos marroquinos, agregando uma mesma matriz, dos afluentes da identidade nacional unificadora da rica diversidade cultural, amazigh, arabe.

Terceiro ponto, referendo-se segundo o Soberano aos valores da solidariedade, de coesão social, de inter-categoria, de intergeracional e inter-regional, os que fortalecem os valores dos marroquinos unidos, indissoluvelmente por um notável espírito existencial.

Assim o Soberano chamou a  todos para manter-se firmemente ligados a estes valores, da consolidação, da unidade nacional e coesão familiar, título da dignidade humana e  reforço da justiça social.

Empenhar fortemente porque o mundo o exige devido às mudanças profundas e aceleradas, face à deturpação dos valores humanos, da educação e quadros de referência, às vezes pelo abandono, laxismo ou impunidade.

Autor:

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Rabat, Marrocos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio