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segunda-feira, 22 de abril de 2024

Colégio Santa Marcelina de Botucatu aborda os riscos das apostas esportivas durante aulas do Ensino Médio

– Iniciativa surgiu a partir da incorporação da disciplina de matemática financeira e tem como objetivo auxiliar os estudantes na identificação de potenciais situações de riscos

– Cerca de 95 estudantes têm participação ativa na idealização e execução do projeto

Com a ascensão das casas de aposta e as ameaças relacionadas a este tipo de atividade, o Colégio Santa Marcelina de Botucatu, instituição reconhecida por sua tradição e inovação em uma proposta educacional sociointeracionista, criou uma iniciativa pioneira destinada à abordagem dos riscos associados às apostas esportivas.

Com a participação de todos os 95 estudantes do ensino médio da unidade, o projeto foi idealizado a partir da incorporação da disciplina de Matemática Financeira à grade curricular, alinhado ao crescimento exponencial dos sites especializados em apostas esportivas pelo país. Segundo um estudo realizado pela Comscore, o Brasil é o terceiro país no mundo que mais utiliza sites de apostas, atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Colégio Santa Marcelina de Botucatu, Camila Pimentel Rossi, o principal objetivo da ação é capacitar os estudantes com relação à identificação de potenciais situações de risco e aprimorar as decisões tomadas com relação a atividades financeiras. “Nossa missão é conscientizar nossos estudantes sobre o tema e evitar que sacrifiquem suas finanças. Sabemos que este tipo de atividade geralmente favorece àqueles que as promovem e, nos últimos anos, a acessibilidade a essas práticas tem aumentado consideravelmente”, explica.

Os riscos atrelados às apostas esportivas

Com participação ativa dos estudantes na escolha dos temas abordados, as apostas esportivas emergiram como uma questão relevante, baseada em notícias e desdobramentos jurídicos relacionados à temática, tendo em vista que, recentemente, foram constatadas irregularidades referentes a partidas de futebol, nas quais havia manipulação de situações em prol de ganhos maiores.

A partir disto, o Professor André Bassan, responsável pela Disciplina de Matemática Financeira ressalta a importância da autonomia e da colaboração dos estudantes na escolha do tema abordado. “O fato de compreender a complexidade do assunto e os possíveis desencadeamentos é o primeiro passo para o sucesso de uma iniciativa. Assim, refletir sobre as consequências das apostas, principalmente àquelas que aparentam ilicitude, é fundamental na formação do cidadão financeiramente responsável”, enfatiza.

O Professor André Bassan elenca ainda as principais ameaças e consequências relacionadas à temática. “O vício em apostas ou a participação em iniciativas fraudulentas podem resultar em perdas financeiras irreversíveis. Portanto, a educação sobre esse tema é crucial para proporcionar uma compreensão profunda desses riscos e de suas amplas implicações, bem como preparar os estudantes para tomadas de decisões financeiras mais responsáveis no futuro”, finaliza.

Sobre o Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.

Autora:

Giulia Muraro

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