20.3 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

UNIFAL-MG integra Missão Acadêmica na Itália e participa de encontro entre  universidades latino-americanas e caribenhas

Delegação brasileira visita instituições italianas e participa de audiência com o Papa Francisco

Entre 20 e 22 de setembro, a UNIFAL-MG esteve em Missão Acadêmica na Itália e participou do Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, organizado pela  Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común (RUC) (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum), com mais de 200 instituições públicas e privadas. Entre as atividades da programação, os reitores foram recebidos pelo Papa Francisco e as instituições brasileiras, filiadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), participaram de reuniões com embaixadores e com universidades italianas.

A UNIFAL-MG foi representada pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. De acordo com ele, a participação na missão acadêmica foi de suma importância para o fortalecimento do processo de internacionalização e reconhecimento das universidades brasileiras. “As atividades permitiram uma significativa interação das reitoras e reitores brasileiros com os reitores e reitoras das universidades latino-americanas e caribenhas também presentes ao evento e também entre si, dado estarem presentes representantes de universidades de todo o país”, ressaltou.

Na programação do Encontro de Reitores, participaram representantes do Pontificio Istituto Patristico Augustinianum, instituição ligada à Ordem de Santo Agostinho com sede em Roma; da Pontificia Comisión para América Latina, vinculada à Cúria Romana; e da Red Universitaria para la Casa Común.  Em  grupos de trabalho, os reitores debateram a crise ambiental: mudanças climáticas, água e biodiversidade; crise econômica: tecnologia e tecnocracia; crise social: degradação social, desigualdade, fraqueza de reação; e crise cultural: desemprego e migração. Os resultados das discussões foram apresentados ao Papa Francisco.

“Acredito que o encontro com o Papa Francisco ficou marcado pelo compromisso pessoal e institucional do Sumo Pontífice com temas como desemprego, migração forçada, crise climática, crise tecnológica no sentido de que se faz necessário um esforço científico e político para que seja possível  a construção de um futuro com esperança”, explicou o reitor da UNIFAL-MG.

No encontro com os reitores, destacado no portal de notícias do Vaticano, o Papa Francisco reforçou o papel da universidade na formação dos estudantes. “Vocês devem formar os rapazes e as moças nas três linguagens humanas: a da cabeça, a do coração e a das mãos. Para que eles aprendam a pensar o que sentem e o que fazem, a sentir o que fazem e o que pensam, e a fazer o que sentem e o que pensam”, disse. O Sumo Pontífice da Igreja Católica também clamou pela criatividade das instituições diante da realidade e dos desafios e que estas devem ser “educadoras” e não apenas “distribuidoras de informações”.

Na ocasião, os reitores presentes assinaram o “Apelo de Roma para Ética em Inteligência Artificial” (tradução livre), que pode ser consultado na página do Vaticano  e assinado pelos reitores. O documento foi entregue ao Papa Francisco.Os reitores foram recebidos em audiência com o Papa Francisco. (Foto: Vatican Media)

Após a audiência com o Papa Francisco, o reitor da UNIFAL-MG participou de reunião com a embaixada do Brasil junto à Santa Sé.  Com o diplomata Everton Vieira Vargas, o tema principal da reunião foi o  fortalecimento da cooperação entre as universidades brasileiras e as universidades do Vaticano. 

No último dia da Missão Acadêmica na Itália, os dirigentes das instituições brasileiras filiadas ao GCUB, visitaram a Universidade Roma Tre, sediada em Roma, e reforçando a importância das universidades, os dirigentes das instituições brasileiras, foram recebidos na embaixada do Brasil em Roma, para um encontro social com o embaixador Renato Mosca de Souza.

Para o professor Sandro Cerveira,  o encontro com os embaixadores marcou a importância do compromisso do Governo Brasileiro de valorizar as universidades e apoiá-las no processo de internacionalização. “Sem o apoio do Itamaraty não será possível superar vários obstáculos que hoje atrapalham o intercâmbio científico e cultural de nossas universidades com as instituições estrangeiras. Considerando a importância de um agir e pensar global para a superação dos grandes desafios comuns à humanidade, hoje esse processo é absolutamente estratégico”, apontou o reitor.

A arte brasileira no Vaticano

Durante a audiência com o Papa Francisco, o reitor da UNIFAL-MG presenteou a Santa Sé com a obra “3 cruzes”, do professor Ronaldo Auad Moreira, artista e docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Criada em 2007, o artista utilizou a técnica têmpera sobre tecido de algodão. O quadro foi entregue, pessoalmente, pelo professor Sandro Cerveira ao Papa.

“Fico muito feliz pelo reconhecimento da minha produção artística pelo reitor desta universidade. Nos diálogos com o Prof. Sandro Cerveira sobre este presente ao Papa Francisco, eu me lembrei da pintura “3 cruzes”, que integra a obra MinasLíbano. A sensação de ver 3 cruzes chegando ao Vaticano é de muita alegria, principalmente por neste lugar hoje se inscrever a presença de um representante da América Latina”, explicou o artista.

Sobre a obra, o professor Ronaldo Auad revela que “3 cruzes” traduz as suas reações ao imaginário cristão com o qual conviveu desde a infância. “Este imaginário é representado pelas presenças dos meus avós mineiros e libaneses. Sinto que, por sua espacialidade plana, advinda dos ícones, esta obra está vinculada mais especificamente ao cristianismo oriental, ortodoxo”, completa.

Ronaldo Auad iniciou nas artes visuais no final dos anos 70 e participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Suas obras estão incluídas em coleções públicas e particulares, como no Museu de Arte Moderna de Resende/RJ e no Centro Cultural Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. O seu nome é verbete da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais e na página pessoal do artista é possível conhecer outras obras.


Durante a Missão Acadêmica, o reitor Sandro Cerveira presenteou o Papa Francisco com a obra “3 cruzes”, do professor Ronaldo Auad, artista visual e docente da UNIFAL-MG. (Foto: Ivanei Salgado)

Autoria:

Diretoria de Comunicação Social UNIFAL-MG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio