29.9 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

Onda de calor no Brasil pode acometer consequências para a saúde do coração

Dr. Rizzieri Gomes, cardiologista, alerta para os riscos e traz dicas para proteger a saúde contra as altas temperaturas

Uma onda excepcional de calor está passando pelo Brasil, segundo a Metsul Meteorologia, com temperaturas que vão variar entre 40° e 45°, níveis que podem colocar em risco a saúde principalmente da população vulnerável, como enfermos e idosos. O Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, já emitiu alerta de perigo em vários estados do Brasil.

O fenômeno acontece porque uma forte massa de ar quente e seco está sobre o país, e com isso se estabelece um sistema de alta pressão. Estes sistemas atuam como um bloqueio atmosférico, que impede o avanço de frentes frias e outros sistemas meteorológicos transientes, além de proporcionar uma queda significativa na umidade do ar. Por esse motivo o País está em estado de alerta.

Segundo o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes, o calor excessivo pode afetar inclusive o coração. “A alta temperatura pode favorecer a vasodilatação corporal, ou seja dilatação nos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial, o que faz com que o coração necessite trabalhar mais para conseguir bombear o sangue”, detalha. “Consequentemente, aumenta o risco de infarto, AVC, arritmia e insuficiência cardíaca, principalmente, em pessoas que já possuem algum tipo de doença cardíaca”, completa o médico.

O alerta faz sentido, pois mortes estão sendo associadas ao calor em várias regiões do mundo; no estado americano do Arizona, por exemplo, o número de óbitos nos quais a alta temperatura teve influência vem aumentando. Autoridades de saúde pública no condado de Maricopa, o condado mais populoso do Arizona e onde fica a capital Phoenix, disseram que 202 mortes associadas ao calor foram confirmadas para 2023 em 9 de setembro; muito mais do que os 175 confirmados na mesma época do ano passado.

Algumas sugestões do Dr. Rizzieri para lidar com o calor são:

  • Permanecer em ambientes ventilados;
  • Manter-se bem hidratado;
  • Evitar a exposição direta ao sol nos horários entre 10 e 16 horas.
  • Usar roupas leves e soltas;
  • Evitar atividades que exijam esforço físico a céu aberto dentro dos horários de calor intenso;
  • Optar por banhos em água fria para baixar a temperatura corporal.

Sobre o Dr Rizzieri Gomes

Mini Biografia: É médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes, como ele mesmo define: tratar de saúde em vez de doenças. Foi o responsável pela implantação do protocolo de dor torácica no Hospital Check Up, de Manaus e por transformar a maneira como o infarto agudo do miocárdio é tratado na cidade, reduzindo a mortalidade por infarto agudo. Mais informações do Dr. Rizzieri Gomes podem ser consultadas no site

Autora:

Mariana Paker

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio