26.8 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

InterSystems debate a necessidade regulamentação da RNDS e saúde populacional no HIS 2023

A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) foi instituída em 2020 como a plataforma nacional para a integração de dados na área da saúde, com base em conceitos de segurança, flexibilidade, ética e alta disponibilidade. A partir dessa tese, a InterSystems participará do debate no Healthcare Innovation Show – HIS sobre a relevância e o reconhecimento do valor do compartilhamento de dados em saúde.

No painel intitulado “Reais possibilidades do RNDS e competências do Open Health no compartilhamento de dados em saúde”, a InterSystems será representada por Teresa Sacchetta, diretora da área de Saúde. Ela defende a ideia de apresentar soluções para os desafios associados ao compartilhamento de dados, além da imperativa necessidade de uma regulamentação rigorosa. “Vários países estão regulamentando e adotando essa prática, com objetivo de alocar recursos de forma mais eficiente, melhorar a prevenção, prever riscos, coordenar os cuidados, implementar programas de saúde pública e tomar decisões mais informadas”, afirma Teresa.

Sob esse panorama, é essencial preparar o terreno para um cuidado baseado em evidências e centrado no cidadão ao longo de sua trajetória de saúde. Contudo, alerta Teresa, “questões como a proteção à privacidade dos pacientes e a segurança dos dados continuam sendo preocupações prementes que requerem regulamentação e atenção máxima e constante”.

No contexto brasileiro, a discussão em torno desses desafios ganha destaque diante das dificuldades que o setor enfrenta. Paralelamente, com a ascensão das iniciativas de Open Banking e Open Finance, surge o conceito de Open Health. Entretanto, considerando as suas particularidades, é fundamental que qualquer abordagem nesse sentido seja cuidadosamente avaliada.

Como uma empresa global de tecnologia dedicada a auxiliar seus clientes a alcançar melhores resultados com base em seus dados, a InterSystems promove a discussão sobre os benefícios e os obstáculos inerentes ao compartilhamento de informações na área da saúde.

PAINEL NO HIS 2023:
“Reais possibilidades do RNDS e competências do Open Health
no compartilhamento de dados em saúde”
Teresa Sacchetta, InterSystems
Leandro Pupe Nóbrega, Open Finance Brasil
Lincoln de Assis Moura Jr., SBIS
Congresso: CIO Summit, quinta-feira, 21 de setembro de 2023 às 10:30
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900

Autora:

Patrícia Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio