24.4 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Como começar segunda feira de manhã?

“Um dia emite palavra a outro dia, e uma noite a outra noite declara sabedoria”. (Bíblia Gateway Plus); Salmo 19.2.

“Dias de glória e dias de luta” é parte de uma música já cantada por “Chorão” ex. vocalista da banda Charlie Brown Jr. E a bem da verdade, não se restringe ao ato de viver, mas sobretudo ao sentido de se “ter” não ter no sentido de consumo, na forma econômica de compreender, mas sim; no sentido psíquico – cognitivo de se compreender, viver e perceber, filosófica e ideologicamente, não apenas a vida, mas principalmente, a si mesmo. Os dias se abreviam cada vez mais e tudo que se deseja, se almeja compreender e viver, se desfaz com extrema facilidade. Pois a glória de alguns é a luta de “todos” especialmente, nas formas de seguir á vida. Ás vezes é preciso ouvir a própria vida, antes de procurar compreender a si mesmo. Mas, o que tudo isso tem a ver com a segunda – feira? Continue lendo esse texto, que logo surgirá uma resposta!

Entre o Discurso e a sabedoria. “Um dia discursa sobre isso a outro dia, e uma noite compartilha conhecimento com outra noite”. (King James Atualizada).

Nossa vida dificilmente “começa” aos domingos, ainda que o domingo seja o primeiro dia da semana, geralmente o domingo, sempre fica por último. Entre o discurso entre os dias e a sabedoria entre as noites, a vida passa como um verdadeiro rio, como disse Heráclito no anteceder da Filosofia Grega: “tudo flui” que me permita discordar, tudo flui nos dias de terça á domingo; mas segunda – feira, sempre vem carregada pela inicial questão: “Como começar segunda – feira de manhã?

Em seu livro: Ousadia e Medo” Paulo Freire apresenta essa mesma faceta, pois lá está não como uma pergunta, mas uma afirmação: Como começar segunda – feira de manhã. Meu filho Jônatas que o diga! Digo isto pela dificuldade de acordá-lo de manhã, contudo para ele acordar às segundas -feira parecesse ser ainda pior! (risos). Jesus ressuscitou no domingo, primeiro dia da semana, a “Igreja” nasceu no domingo, aja vista o dia de Pentecoste ter ocorrido num dia de domingo (Atos 2.42). Desta forma, o discurso faz parte da relação entre um dia e outro, como também, uma noite compartilha sua sabedoria com outra noite. Assim, entre discursos impessoais, pessoais e relacionais, a vida segue seu curso como as águas de um rio, como sugeria um filósofo do primeiro Século A.C, “Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio”, porque, nem a água do rio será a mesma, como também, nem a pessoa que se banha, pois tanto a água como o banhista não serão mais os mesmos. Assim é a vida, tanto nas glórias como nas lutas, tanto as experiências como os que a experimentam, se modificam com o transitar e transpor dos tempos. Quem sabe, a próxima segunda – feira seja diferente, tanto para o tempo como para o ser que nela vive?

“Um dia transmite ao outro a notícia, uma noite compartilha seu saber a outra noite”. (Versão: King James). A Notícia e o Saber. Salmo 19.2

Notícia e saber, nem sempre andam em harmonia, pois nem toda notícia vem impregnada de saber, aliás muitas vezes; ou na maioria delas, no mundo de hoje, as notícias vem quase que concomitantemente, nas asas da desilusão. Isto é; as notícias se assemelham mais ás segundas – feiras, do que aos domingos; ainda que a notícia mais impactante de nossa história tenha surgido em uma madrugada de domingo, isto é: “O Jesus filho de Maria e José ressuscitou dos mortos”! Ao invés de dizer: “toda segunda ´feira haverá de passar” prefiro eu dizer:” O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem logo pela manhã!’ (Salmo 30:05). Já houveram segundas – feira, espetaculares em sua vida! Certamente que sim! Mas, não deixe que os infortúnios desta vida dissipe seus “domingos” pois assim, o dia conversa com o outro dia, e os diálogos, entre ás noites se desenvolve, pois a vida se transcorre entre dias e noites, e a o final da vida, se parece muito com o fim do dia. Há dias que poderão dizer á noite: _ “Não venha espere mais um pouco! tive um dia maravilhoso! Enquanto, isso muitas noites dirão ao dia: “Não se aproxime, pois esta noite foi inesquecível!”. A vida é assim; quem sabe como começar segunda – feira de manhã?

Se você observou, as três passagens bíblicas se referem ao mesmo texto, apenas as traduções são diferentes, assim é a vida; os dias na sua essência são os mesmos; só modificam na sua forma de viver. A segunda continuará sendo segunda, mas a forma como a vivemos poderá fazer de nossas segundas, “Como um dia de domingo” como cantaram de forma genial: (Gal Costa e Tim Maia). Que nossas vidas sejam sempre, “como um dia de domingo”.

Claudinei Telles
Telles
O autor é Mestrando em Ciências Educacionais (UNIVERSIDADE LEONARDO DAVINCI - PY). Bacharel em Teologia. (Faculdade Teológica Sul americana - FTSA). Licenciado em: Filosofia, Teologia, História e Pedagogia. E especialista em: Orientação Educacional, Teologia Bíblica, Ciência da Religião e Neuropsicopedagogia. Atuou por alguns anos, no Ministério Pastoral, Ensino de Teologia e Educação secular, nos níveis Fundamental e Médio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio