25.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Bancária Destaque: projeto mira no empoderamento e capacitação de mulheres bancárias

O modelo de negócios dos bancos e perfil do profissional bancário está passando por transformações. A abordagem comercial agressiva, que por décadas manchou a imagem da categoria aos olhos da população, é prática do passado. Com autoatendimento, plataformas digitais e maior acesso dos correntistas à informação, os bancos têm voltado seus esforços na construção de um relacionamento mais transparente e consultivo junto a clientes e sociedade.

“Isso passa por capacitação de ponta e na visão de que a diversidade é o maior propulsor de inovação que pode existir dentro de uma instituição financeira. E as mulheres bancárias são parte importante desse movimento”, analisa Kelly Evangelista, que após uma carreira bem-sucedida na área comercial dos bancos Santander e Alfa, está há cinco anos à frente do projeto Fala Bancário.

Em instituições como o Banco do Brasil, elas representam 42% do quadro de colaboradores. No Bradesco, segundo maior banco do país, elas são 51% dos mais de 88 mil funcionários da instituição, de acordo com o Relatório de Resultados do 2T22. Em agosto de 2023, o Bradesco apresentou Nathália Garcia como a 1ª mulher à frente do marketing do banco, líder de um time composto por cerca de 400 funcionários.

Para que mais mulheres tenham oportunidades nas instituições, não somente em cargos de atendimento, como também de gestão e liderança, Kelly Evangelista lançará em outubro o projeto Bancária Destaque. O propósito do programa de formação, que reunirá bancárias das maiores instituições do Brasil, é desenvolver as habilidades técnicas, comerciais e comportamentais alinhadas às demandas do novo mercado financeiro.

“Investir em conhecimento é empoderador. A capacitação e networking que acontecem em ambientes como o do projeto Bancária Destaque são pilares para um novo direcionamento de carreira, rumo a um espaço onde as ambições e perspectivas estão cada vez mais igualitárias para mulheres e homens. Ser destaque é o objetivo dessas mulheres, seja com resultados mais expressivos em suas agências, vencendo campanhas, conquistando promoções ou ocupando cargos de liderança no alto escalão dos bancos”, explica Evangelista.

– Estudo avalia igualdade de gênero nos bancos

A organização Guia dos Bancos Responsáveis, liderada pelo Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, tem o objetivo de avaliar o grau de comprometimento dos maiores bancos brasileiros com diversos temas de relevância social e ambiental – incluindo a igualdade de gênero.

A última edição do estudo, de 2022, indicou que a representatividade feminina nos altos cargos dos bancos ainda é pequena e alertou para a necessidade de políticas de promoção à igualdade de gênero. “O Bancária Destaque quer contribuir para esse avanço, vivemos novos tempos. Equidade de gênero, que por muitos anos foi um discurso, está em definitivo na pauta das grandes instituições”, avalia Kelly Evangelista.

O estudo mostrou que, embora haja equidade salarial em quase todos os bancos*, chama a atenção o fato de que a presença feminina nos conselhos de administração e nas diretorias dos bancos é inferior à 30% em todos eles, com exceção do BNDES, que atinge os 30% nos cargos sêniores. No entanto, as instituições financeiras parecem buscar a redução destas desigualdades, na medida em que foram encontradas metas e programas para aumentar a representatividade de mulheres em cargos de liderança.

_
*Foram analisados no Guia dos Bancos Responsáveis – edição 2022 os bancos: BNDES, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Santander, BTG e Safra.

– Inscrições para o Bancária Destaque iniciam em outubro

A primeira turma do projeto Bancária Destaque será lançada em outubro, ainda sem data definida. Para mais informações sobre o projeto e inscrições, as interessadas devem acessar o perfil do Fala Bancário no Instagram.

Autora:

Grayce Rodrigues 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio