30.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

A filosofia como fonte de sistematização  teológica.

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C., e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenô- menos e os acontecimentos de maneira racional.

Não satisfeito com aforismos rasos e sem argumentos convincen- tes, Tales de Mileto decide mudar o quadro da humanidade ao se dis- por de razões lógicas para explicar o verdadeiro, ou buscar o tal, que se caracteriza como núcleo da existência material.

Sendo ele, o primeiro considerável filósofo, isso dado ao fato de que o mesmo, foi quem formulou os primeiros pensamentos científi- cos na busca de fatos que pudessem apoiar o conhecimento ou base para que tal qual seja alcançado sem que precise recorrer a meios que sempre retrocediam ao que é sobrenatural, portanto, sem explicação.

Sua insatisfação e busca primária pelo saber a luz de um pensa- mento crítico, deu vida ao que hoje conhecemos como Filosofia em um todo. Após ele vários outro grandes homens na história se dedicaram à busca pelo saber, sendo por caminhos tortuosos ou incertos, bem como por caminhos retos e sólidos.

É notável que a ideia de sistematizar e ordenar os fatores, etc., tudo que dispomos hoje como meio de aprendizado, é fruto de uma investi- gação que nasceu a muito tempo atrás no objetivo de facilitar a com- preensão do que se tem acesso.

Dessa maneira a ideia de Teologia sistemática, partiu diretamente desse pressuposto, compreendemos que a fórmula de abordar assun- tos, deslumbrar doutrinas que foram registradas como hoje conhece- mos, é mérito da ordem filosófica de pensamento crítico, senso co- mum, realidade abrangente, possibilidade afetivas à faculdade humana e, por fim, o apoio da moralidade. Pois a sistematização das doutrinas encontradas nas Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamento, “câ- non protestante”, são a pedagoga na busca do conhecimento do Ser de Deus, pelo que o mesmo de forma Especial se revelou a nós.

Temos, portanto, uma Teologia Sistemática, porque aprouve os primeiros filósofos nos mostrar a capacidade que uma sistematização possui, para que a compreensão de textos antônimos à cronologia, se- jam de fato compreensíveis. Em suma, tudo aconteceu para contribuir com um plano eterno de Deus, que de forma poderosa, demonstra a Sua soberania, ao controlar a história segurando em suas rédeas e a direcionando onde quer.

Concluo, portanto, que a Teologia Sistemática, enquanto método de aprendizado e mnemônica do plano de redenção é a filha da Filoso- fia, dos pré-socráticos à era medieval.

Autor:

F. Tales Massei                             

Cristão Ortodoxo de Confissão Reformada, Teólogo, Filósofo e Escritor; Professor de Teologia Sistemática e História das Religiões no (Imperial Reformed Theological Seminary). Membro e Professor Colaborador na Segunda Igreja Presbiteriana de Jundiai. Pós- Graduado em Teologia Exegética (Th.D), Mestrado em Teologia Sis- temática (Th.M), Apologista, possuí formação continuada em Ciência da Religião. É Especialista em Interpretação Bíblica do Novo Testa- mento, Graduando em Filosofia e CEO na Editora Império Cristão. É Casado com Jaqueline Massei e autor e editor de dezenas de livros, abrangendo assuntos teológicos e filosóficos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio