22.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

A área empresarial: uma boa oportunidade para advogados

Algumas áreas do direito se destacam por seus altos salários, níveis de formação e especialização diferentes das demais. Geralmente, os advogados e estudantes de Direito buscam áreas como Tributária, Trabalhista, Cível ou Família, por exemplo.

O que a maioria desconhece é que o Direito Empresarial está em ampla ascensão pois o advogado não apenas defende e protege os interesses da empresa, como também orienta os empresários sobre o melhor modelo de negócios para atingir seus objetivos. Além disso, o advogado elabora e analisa os contratos entre a empresa e seus fornecedores e filiais, por exemplo.

O advogado especializado na área empresarial se tornou essencial para empresas de todos os portes e segmentos, sendo que o mercado sofre com a escassez de profissionais com esse perfil, o que faz com que as estimativas salariais sejam acima da média.

Com vista nesse segmento, há cerca de cinco anos, começamos a realizar um intenso trabalho para expansão da área empresarial em nosso escritório, que até então era o menor e menos lucrativo. Atualmente, a área empresarial é a maior do escritório e ainda conseguimos aumentar a cartela de clientes com diferentes tipos de demandas.

Sabemos que a área empresarial é uma das mais promissoras do Direito, pois as empresas estão sempre em busca de profissionais qualificados para assessorá-las em questões relacionadas ao seu negócio, como contratos, fusões e aquisições, registro de marcas, entre outras.

A área empresarial  exige um relacionamento próximo com os clientes, o que pode ser desafiador para alguns advogados, mas possibilita aos profissionais  trabalhar de forma recorrente com os seus clientes, trazendo maior estabilidade profissional e financeira.

Quais as oportunidades da área empresarial?

A área empresarial oferece diversas oportunidades para os advogados. Aqueles que atuam nessa área podem trabalhar em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas, startups e outras organizações.
Entre as áreas a serem exploradas estão:

  • Direito societário: os advogados assessoram as empresas em questões relacionadas à constituição, estruturação e operação de sociedades;
  • Direito contratual: os profissionais assessoram as empresas na elaboração, revisão e negociação de contratos;
  • Registro de Marcas: trabalho de assessorar as empresas a realizar o registro de suas marcas;
  • Privacidade e Proteção de Dados: os advogados podem implementar um programa contínuo de privacidade e proteção de dados. 

Para atuar na área empresarial é preciso:

  • Desenvolver conhecimentos específicos: a área empresarial exige conhecimentos específicos. Os advogados devem investir em sua formação, por meio de cursos de especialização e atualização.
  • Ter um bom relacionamento com os clientes: a área exige um relacionamento próximo com os clientes, por isso é essencial desenvolver suas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.
  • Ser proativos: a área empresarial exige proatividade, por isso é preciso estar sempre atento às oportunidades dispostos a assumir novos desafios e trabalhar de forma a prevenir problemas dos seus clientes.

Autora:

Martina Hanna do Nascimento El Atra e Érica Alvarenga Lopes são sócias e especialistas em Direito Empresarial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio