20.1 C
São Paulo
quarta-feira, 12 de junho de 2024

O Fim de uma Era

08 de setembro de 2022, o Mundo acompanhou apreensivo as notícias vindas do Castelo de Balmoral, no norte da Escócia. Sua Majestade a rainha Elizabeth II estava sob acompanhamento médico e mais apreensivo o mundo ficou quando os filhos e netos da rainha foram chamados com urgência para estarem com ela.

            Elizabeth Alexandra Mary, rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Canadá, Austrália, Nova-Zelândia, Jamaica, Bahamas, Granada, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis, Chefe da Comunidade Britânica das Nações e Defensora da Fé. Sua Majestade subiu ao trono em 06 de fevereiro de 1952 em meio a repentina e chocante morte do seu pai, o rei George VI.

            Elizabeth encarnou uma nova era Elizabetana, foi o alicerce da construção da Grã-Bretanha moderna, se reinventou e modernizou a instituição da monarquia e por 70 anos foi um símbolo da estabilidade e continuidade para a Commonwealth. Sete décadas superando desafios e crises, navegou tempestuosas águas quando os jornais estampavam crises familiares, reconheceu seu grande erro ao não visitar Aberfan logo após a tragédia 1966 que vitimou 144 pessoas, a maioria crianças da escola local, se viu em meio a críticas ao permanecer na Escócia após a trágica morte de Diana, Princesa de Gales, quebrando o silêncio apenas 5 dias depois.

            Seu reinado também mostrou o sucesso no cumprimento dos seus deveres, a Comunidade Britânica festejou o jubileu de Prata (1977), Ouro (2002), Diamante (2012) e Platina (2022). Em seu reinado serviu com 15 primeiros-ministros de Sir Winston Churchill à Liz Truss, viu a construção e derrubada do Muro de Berlim, o sucesso dos Beatles, a ida do homem à Lua.

            Elizabeth II, era o símbolo de uma era, será lembrada pela sua dedicação ao serviço e ao seu povo. O mundo inteiro lamenta a morte da rainha e com coração apertado diz: Muito obrigado, Majestade!

            Vida Longa ao Rei, Charles III.

Weslen Martins
Weslen Martins
Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2021); Especialista em Teologia e História das Religiões pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2022); Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Norte do Paraná - Unopar (2019). Atualmente é Professor da Educação Básica, da Rede Estadual da Bahia, no Colégio Estadual Arraial dAjuda (CEAA), Porto Seguro - BA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

DEUS SALVE A RAINHA

Os Bestializados do Século 21

A Questão Dinástica Brasileira

A Monarquia No Continente Americano

Patrocínio