21.3 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

ODSs como força motriz para alavancar as soluções das govtechs 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, mas sua história vem de antes, depois do final da Guerra Fria. Na década de 1990, as agências de assistência ao desenvolvimento sofreram cortes e, na tentativa de minimizar esse impacto, a ONU e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) criaram metas de bem-estar econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade. 

De 2015 para cá, ficou estabelecido um conjunto de 17 ODSs, com a meta de serem alcançados até 2030, data que não está tão longe – faltam apenas oito anos. Os assuntos são categorizados em quatro macrotemas: social, relacionado às necessidades humanas, melhoria de qualidade de vida, saúde e educação; ambiental, ligado à preservação e conservação do meio ambiente, à proteção das florestas e da biodiversidade e às medidas efetivas contra as mudanças climáticas; econômico, abordando o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos e o consumo de energia; e, por fim, o institucional, que é a prática dos ODSs.  

Os 17 objetivos são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, e parcerias e meios de implementação.  

Nesse cenário, as govtechs, startups que têm como propósito gerar inovação para a gestão pública e auxiliar na economia de recursos públicos através de soluções tecnológicas, oferecem sugestões de melhoria para o governo e consequentemente para a população. Sendo assim, visam à melhoria do âmbito social e da qualidade de vida para a sociedade.   

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, contando com 14 mil membros, distribuídos em 160 países. Dentro dos 17 objetivos propostos, há infinitas soluções a serem oferecidas por govtechs para colaborar em qualquer vertente.   

Por parte do governo, também há interesse em estar alinhado com os ODSs. A cada dia, novas soluções surgem dentro desses ideais. Dentro desse contexto, por que não dar o primeiro passo? É relevante que a startup govtech mostre que está atualizada, interessada e coerente com o desafio apresentado pela ONU, para então impactar a sociedade e fazer a diferença naquele meio.   

De forma mais específica, destacamos que as govtechs possuem o potencial de impulsionar e acelerar a conquista dos ODSs por parte do governo. Isso se deve ao fato de que, com a tecnologia e o match entre o setor público e o privado, é possível alcançar mais pessoas, alcançar os objetivos propostos e causar melhorias dentro da sociedade, atingindo a população de maneira abrangente.    

Portanto, é importante que não apenas os países e as grandes empresas estejam alinhados com a ONU. Toda a população deve se interessar por esses objetivos e utilizar as expertises que possui para desenvolver soluções que atendam os ODSs. Cada dia mais, vemos soluções partindo de indivíduos que criam tecnologias com o intuito de impactar positivamente a sociedade. Esse é um grande exemplo de que, se cada um fizer sua parte, podemos mudar de verdade o meio em que estamos inseridos.   

Atingir os ODSs é um compromisso que deve ser adotado pelos governos, pelo setor privado e pela sociedade civil. Iniciativas de impacto precisam ser adotadas para alcançar todos os objetivos, viabilizando, assim, a criação de uma sociedade mais justa, sustentável e igualitária para as gerações futuras.  

Tanto as empresas como o governo só têm a ganhar ao adotar estratégias voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visto que essas práticas impulsionam a sociedade, geram mudanças sociais e proporcionam desenvolvimento econômico. A criatividade, o know-how, a tecnologia e os recursos financeiros de todos são necessários para alcançar os ODSs em todos os contextos. 

Debruçar-se sobre as maneiras de melhorar nosso planeta nunca foi tão imperativo. Estamos enfrentando desafios políticos, sociais, econômicos: desigualdade social, desigualdade de gênero, desigualdade racial e tantas outras questões. Os problemas que nossa sociedade enfrenta carecem de urgência e atenção.  

Autor:

Diogo Catão, CEO da Dome Ventures, uma Corporate Venture Builder GovTech que nasceu com o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil – domeventures@nbpress.com  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio