21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Um dos primeiros bebês de proveta do Rio vira médica e quer se especializar em Reprodução  

 
Giovana Medeiros, tem 24 anos e hoje trabalha na mesma clínica onde nasceu e com a mesma médica que fez o tratamento da mãe dela.

A comemoração entusiasmada dos pais nos aniversários, sempre chamou a atenção da menina Giovana, mas só quando ela completou 15 anos é que os pais decidiram contar a história do seu nascimento. “Todo ano meus pais faziam questão de comemorar com muito afinco meus aniversários e descobrir toda a história por trás da luta deles para conseguir realizar o sonho de ter um filho, passou a fazer muito mais sentido. Até hoje me emociono, pois sei que não foi uma jornada fácil”, conta visivelmente emocionada. 

A ciência da Reprodução humana ainda era, relativamente, recente e o tratamento dos pais de Giovana foi um dos primeiros da clínica Fertipraxis, inaugurada havia pouco tempo. Eles foram atendidos pela Dra. Maria do Carmo Borges Souza, que seguiu o protocolo de exames para diagnosticar a causa da infertilidade do casal e indicar o melhor tratamento. O casal já vinha tentando engravidar por meios naturais por mais de um ano e buscar o tratamento especializado foi a opção que fizeram para realizar o sonho de ter um filho. A pequena Giovana foi fruto de um bem sucedido tratamento de Fertilização In Vitro, uma menina saudável que sempre trouxe alegria para os pais. 

Uma feliz coincidência 

Giovana não esconde que a escolha pela medicina teve muita a ver com a sua própria história. Ela acompanhou de perto toda a felicidade dos pais e o desejo de fazer outros casais tão felizes quanto eles, falou mais alto. “Antes mesmo de entrar na faculdade, eu já sabia que queria me especializar em ginecologia e obstetrícia por causa do histórico dos meus pais de infertilidade”, afirma. 

O que ela não sabia é que a opção profissional a levaria de encontro a sua história. A residência médica para especialização em Reprodução Humana foi na clínica onde os pais dela fizeram tratamento. E mais, a médica que a ajudou a vir ao mundo é agora quem a ajuda no seu desenvolvimento profissional. “Foi em um dia comum, conversando com o Dr. Roberto Antunes (especialista em Reprodução humana da clínica Fertpraxis) que eu descobri, acidentalmente, que havia sido gerada no mesmo lugar onde estava fazendo residência e trabalhando com a mesma médica e diretora da Clínica, Dra. Maria do Carmo, que ajudou tanto os meus pais”, atesta. 

A médica contou ainda que ao descobrir a coincidência sentiu uma felicidade profunda e a primeira ação foi contar para a mãe. “Liguei para a minha mãe na hora, e ela imediatamente lembrou da Dra. Maria do Carmo, disse que ela era sua médica e ficou muito entusiasmada e feliz”, recorda, antes de se emocionar ao comentar a feliz coincidência. “Trabalhar com a pessoa que tornou realidade o sonho dos meus pais, trouxe uma nova percepção e admiração pela doutora que transformou o que era impossível, em possível para a família Medeiros”.  

O desejo de trazer felicidade a casais inférteis 

Giovana conta que sempre se emociona quando presencia a realização do sonho de outros casais na clínica Fertipraxis. As chances de uma gravidez ser bem sucedida no tratamento de fertilização in vitro, são de 50%. E saber que ciência e a dedicação dos médicos tornaram possível o sonho dos pais dela, dá esperança para tantos casais que tem hoje o sonho de ter filhos. “Me sinto lisonjeada de poder compartilhar essa história. Sei que para muitos tentantes a espera é, no mínimo, angustiante. Sinto o coração quente de saber que algumas futuras mamães vão ouvir minha história e cultivar dentro de si uma sementinha de esperança, e por isso, fico muito feliz”, motiva.  

Ser mãe: com ou sem tratamento de fertilização 

Giovana Medeiros está no auge da sua capacidade fértil e sabe que ainda tem tempo para deixar a natureza agir – A mulher costuma manter a reserva ovariana nos mesmos níveis até os 35 anos. Mas como toda mulher moderna, ela ainda tem muito a conquistar na vida pessoal e na carreira. Encontrar a pessoa certa para dividir o sonho e se firmar como uma profissional bem sucedida são as prioridades no momento. E quando o desejo da maternidade for mais forte, Giovana sabe que se a natureza precisar de uma ajudinha, ela sabe bem onde encontrar esse apoio. O certo é que os futuros pacientes da Doutora Giovana podem ter certeza que vão encontrar uma médica que sabe perfeitamente o que cada um dos casais estará passando. “Meu sonho é ser mãe, acima de qualquer coisa. Entendo todos os sacrifícios, orações e momentos de sofrimento que meus pais passaram até o sonhado positivo. Hoje, trabalhando na área, entendo a aflição dos casais que sofrem de infertilidade e toda vez que acompanho um caso bem-sucedido, não perco a oportunidade de chorar junto com os casais”. 

Um time de sucesso ao lado de Giovana 

A médica que fez o tratamento dos pais de Giovana é hoje uma das mais bem-sucedidas profissionais de reprodução humana do país, a Dra. Maria do Carmo preside a REDELARA, Rede Latino-americana de Reprodução Assistida e é membro atuante da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. É uma das principais referências da especialidade e forma com os doutores Marcelo Marinho e Roberto Antunes o time de especialistas da Fertipraxis. “Desde que iniciamos o nosso trabalho na clínica a realização de sonhos foi o que sempre nos moveu. Ver casais tentantes chegarem até nós com o olhar de esperança e ver saírem daqui com o bebê no colo é o que nos estimula a sempre buscar o melhor”, avalia o Dr. Marcelo Marinho.  

A clínica cresceu desde quando Giovana nasceu e além da unidade do Barra Shopping, na zona oeste do Rio, onde os pais dela fizeram o tratamento, há unidades em Ipanema, na zona sul carioca, e na cidade de Campos, no Norte-fluminense. “Nós estamos terminando a expansão da nossa unidade na Barra da Tijuca e queremos, ainda por muito tempo, tornar possível o sonho de casais, como foi o caso dos pais da Giovana”, finaliza o Dr. Roberto Antunes. 

Sobre Dra. Maria do Carmo Borges de Souza   

Graduada em Medicina com Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da UFRJ e Livre – Docente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Presidente da REDLARA – Rede Latino Americana de Reprodução Assistida. É membro da American Society for Reproductive Medicine (ASRM) e da European Society of Human Reproduction and Embriology (ESHRE). Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA; Diretora da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro e Diretora Médica da FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana.   

 Sobre Dr. Roberto de Azevedo Antunes   

Graduado em Medicina com Especialização em Reprodução Assistida e Endoscopia Ginecológica. Mestre em Ciências da Saúde, com ênfase em Fisiologia Endócrina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Diretor Médico da FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana, Diretor da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro e Diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida- SBRA. Doutorando em Ciências da Saúde, pelo programa de Endocrinologia da UFRJ.  

 Sobre Dr. Marcelo Marinho de Souza   

Graduado em Medicina com Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Diretor Médico da FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana, especialista em Reprodução Humana com títulos pela Rede Latino Americana de Reprodução Humana (REDLARA) e Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). É membro da American Society for Reproductive Medicine (ASRM) e da European Society of Human Reproduction and Embriology (ESHRE).   

Sobre a FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana http://www.fertipraxis.com.br   

A Clínica FERTIPRAXIS é certificada pela Rede Latino-americana de Reprodução Assistida por cumprir com eficiência as normas de controle de qualidade requeridas para todos os procedimentos. As instalações modernas são equipadas com recursos de alta tecnologia para manipulação e criopreservação de gametas e embriões, garantindo segurança no manuseio das amostras biológicas. Junto à tecnologia, o acolhimento aos pacientes é objetivo primordial. Os profissionais que atuam na clínica: médicos especialistas, embriologistas, enfermeiros e psicólogos, utilizam as mais avançadas técnicas de reprodução assistida para atender, orientar e tratar da forma mais adequada as pessoas que querem engravidar.   

Autor:

Gabriel Meneses

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio