27.9 C
São Paulo
sexta-feira, 8 de março de 2024
spot_img

O qebra-cabeça da vida

Por que nasci? Para que estou aqui? Quando morrer para onde vou? Estas perguntas ressoam em nossa mente como um sino. São perguntas de extrema relevância, mas com respostas abstratas. Caso estas perguntas incomode seu coração não se desespere, você não está sozinho nessa, pois estas são as indagações mais perpetradas da vida do homem. Apesar de na sua busca você encontrar somente respostas abstratas, obscuras e enigmáticas não deixe de procurar uma resposta, ou melhor, não deixe de encontrar “a resposta” a estas perguntas, porque tais respostas são de extrema importância uma vez que elas vão nortear a sua vida, de tal forma que, caso encontres as respostas corretas, terás o curso de sua vida alterado, pois trilharás por veredas planas, pelo caminho correto, iluminado e terás encontrado o sentido dos encaixes das peças do quebra-cabeça da vida e assim poderá montá-lo com uma compreensão sem igual. Assim, as respostas verdadeiras mudarão suas perspectivas, transformarão suas decisões, tranquilizarão seu espírito e torná-lo-á uma pessoa realizada e preparada para viver corretamente neste mundo e passar a eternidade em gozo e glória na presença daquele que é “a resposta”. Que este artigo norteie seu coração a encontrar as respostas adequadas que tanto anseias.

Não te incomodes com o que vou lhe dizer, mas a resposta sobre os propósitos reais de nossa existência está na Bíblia. Aliás, gostaria que isto te incomodasse tanto ao ponto de fazê-lo investigar e descobrir verdades que desconheces; verdades estas que o conscientizará a respeito da Bíblia. Contudo, se isso o chateou desafio você a prosseguir para descobrir a finalidade de sua existência neste mundo. Não sei qual o seu pensamento sobre a Bíblia. Talvez tenha a velha opinião de que “papel aceita tudo”, “quem a escreveu foram homens e não Deus”, “que ela é um livro velho e ultrapassado”, “que ela é um livro estranho, difícil de entender”. De qualquer forma, independente de sua opinião sobre a Bíblia as respostas que procuramos estão lá. E se você levar a sério e estudar o tema com serenidade à luz da Bíblia, talvez até discorde com suas respostas, mas com certeza há de concordar que ela oferece a opção mais vantajosa para a nossa existência e aponta verdadeiros propósitos para a vida. As respostas que a Bíblia nos oferece são tão abrangentes que nos aponta para dois escopos: A vida atual e a vida pós-morte.  Quanto ao destino final que ela assinala para o homem pós-morte você pode até achar injusto, mito, mas é o único livro que trata do tema com seriedade e oferece respostas coerentes.

Apesar de encontrarmos as respostas na Bíblia, não é seu intuito esclarecer sobre o assunto, pois ela diz: Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim (Ec 3.11). Nossa mente finita jamais compreenderá Deus que é um ser infinito. A maior desculpa das pessoas de não acreditar na seriedade da Bíblia é o fato de não entendê-la. Isso porque exigem que a Bíblia reforcem seus argumentos com fatos, como uma experiência científica. Frustram-se porque não é dessa forma que a Bíblia nos apresenta Deus e os seus mistérios. É critério de Deus uma pitada de fé em relação ao assunto. Por isso que a Bíblia diz: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). E o que é fé? A Bíblia diz: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (Hb 11.1). Este é o âmago da questão. Não nos contentamos somente em ouvir, nos satisfazemos quando nossos olhos veem e nossas mãos apalpam, pois somos totalmente incrédulos e avessos à verdade. É nesse sentido que a Bíblia nos diz que tais respostas que nela se encontram estão ocultas, camufladas, sendo necessário um entendimento enigmático, uma revelação para sua compreensão e não conhecimento científico. Por isso que uma pessoa semianalfabeta consegue entender e explicar a Bíblia enquanto que alguém versado em letras não o consegue.

É linda a declaração de Jesus em sua oração: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado (Lc 10.21). E quem são estes pequeninos a quem Jesus menciona em sua oração? O Apóstolo Paulo complementa: Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos (1 Co 1.18,19). A Bíblia sempre será loucura para quem nela não exercita a fé. Mas a quem dar ouvidos à loucura da pregação será salvo, pois ela diz: Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação (1 Co 1.21). Estes são os pequeninos a quem Jesus se referiu em sua oração. Estes encontraram as respostas aos propósitos de sua existência. Destes Paulo fala: Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus (1 Co 1.26-29). Valorizados por Deus não são os sábios e entendidos, os ricos e poderosos, mas os fracos e humildes. A Bíblia é a fonte para o entendimento de nossa existência. Ela vai te confundir sim, porque vai te desafiar a crer. E se no final você agir com incredulidade isso afetará apenas sua vida porque ela continuará sendo o que é: A Palavra de Deus.

E quais são as respostas que a Bíblia nos oferece? A primeira pergunta do Breve Catecismo diz: Qual é o fim principal do homem? Com base na Bíblia, responde: O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre. Pode percorrer todas as respostas que a filosofia dá a esta pergunta e verá que nenhuma satisfaz e é tão coerente como esta que a Bíblia oferece. Infelizmente, nem todos glorificam a Deus e gozam de sua presença. Este privilégio é restrito àqueles que são conformados com as respostas que a Bíblia oferece sobre nossa existência. A prova disso é que o homem pode gozar todos os prazeres que este mundo oferece e ainda assim não ser totalmente feliz. Pode ter uma vida farta em que nada lhe falta e tenha tudo que seu coração deseja, e mesmo assim sentirá que algo está lhe faltando. E sabe por quê? Porque nós fomos criados por Deus. Ele nos deu o espírito da vida e, mesmo com a morte, nos deu a eternidade, de maneira que somente nos completamos nele, de tal forma que jamais teremos vida plena longe e fora de Deus, pois sem Ele estamos incompletos. Por isso, a paz, a satisfação, a alegria de viver encontraremos somente em Deus.

Se você observar atentamente o comportamento do homem contemporâneo chegará a conclusão de que seu fim principal tem sido o seu próprio conforto, seu bem-estar, a sua estabilidade financeira e a beleza do seu corpo. Em outras palavras tem sido viver para a sua própria glória e não a de Deus. Mas a Bíblia nos diz que: Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém (Rm 11.36)! E isso se refere tanto na vida como na morte, pois diz ainda: Nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos (Rm 14.7-9). Claro que aqui Paulo está se referindo àqueles que creram por ocasião de sua existência neste mundo. Isso é tão intrínseco na vida de quem crê que deve afetar até mesmo as coisas que fazemos, tanto que nos adverte: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31). Por esta causa que quem crê não possui tesouro maior que Deus, como dizia o salmista: Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre (Sl 73.25-26). Esta é a realidade de quem encontra o verdadeiro propósito para sua vida, propósito este que sempre será loucura para o mundo, mas poder de Deus na vida de quem o tem.

E para que nascemos? Se a Bíblia diz que somos eternos, como pode ser isso se morremos? Talvez, você seja um daqueles que acha que morreu acabou, pensa que a morte é o fim de tudo, pois nada existe depois dela. Digo a você que a morte não é o fim, mas sim o começo de uma nova existência. Ela é o fim de nossa vivência na terra, para o começo de uma vida no além, no desconhecido, mas tão real quanto a vida terrena que vivemos hoje. Contudo, ela é o fim das oportunidades, porque com a morte se encerra toda possibilidade de adquirir qualquer direito que nos beneficia no além. Quando partimos vamos para a eternidade com nossos direitos adquiridos aqui na terra e com a negligência de nossos deveres. Após nossa existência teremos todas as respostas que procuramos, mas nada mais poderá ser feito para alterar o destino e a situação em que estaremos. Resumindo, Deus, que é eterno, estendeu a eternidade ao homem, mas deu-lhe um curto período de tempo em uma existência terrena e mortal para que, durante esta vida, fizesse uma escolha sobre onde e como viveria a eternidade. Se escolher andar no caminho de Deus, viverá o gozo eterno na presença e no lar que Deus preparou para seus filhos, mas se escolher negligenciar esta verdade viverá a perdição eterna, separado para sempre de Deus.

Agora, pense comigo, se aqui na terra somos infelizes quando separados de Deus nesta breve vida, muito mais o seremos na eternidade quando banidos de vez de sua presença. Talvez, você esteja pensando: “Imagine, Deus é bom demais para fazer uma injustiça desta. Deus é incapaz de fazer algo assim porque Ele é bom, Ele é amor”. Tem certeza disso? Tem certeza de que você entende a mente de Deus? Entende a mente daquele que arquitetou e criou o Universo? A Bíblia nos diz: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro (Rm 11.33-34)? Não alicerce sua vida em filosofia vã. Não perca a oportunidade que a vida lhe oferece, não adie para amanhã o essencial, aquela decisão que não pode ficar para depois, pois o amanhã pode não vir para você.

Apresentei para você o propósito e o alvo de nossa existência. Não posso deixar de apresentar também o meio de se atingir este alvo. E aqui as coisas se complicam ainda mais. Você vai perceber que, apesar das inúmeras oportunidades na vida, ao mesmo tempo tudo é singular. Começa com a oportunidade que é única: Enquanto se está vivo, porque após a morte não é mais cabível adquirir salvação nem qualquer outra reação quanto às respostas adquiridas. Mas o meio para consegui-la também é único: Jesus Cristo. A Bíblia confirma isso quando diz: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4.12). Este nome é Jesus Cristo. Ele mesmo disse: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6). E Paulo afirma: Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (1 Tm 2.5). Percebeu como as respostas da Bíblia estão entrelaçadas entre si? São tão coerentes entre si que se encaixam como peças de um quebra-cabeça.

E qual é o resultado fim quando encontramos as respostas para nossa existência? A paz no coração por ter encontrado o sentido da vida é a melhor implicação de nossa busca. Mas para esta paz ser completa é necessário percorrer um caminho. Primeiramente, precisamos reconhecer nossa carência de Deus. Existe um grande vazio no coração do homem sem Deus. O que ele não sabe é que este vazio é do tamanho exato de Deus, tanto que quando ele faz esta descoberta ela se encaixa como uma luva em seu coração. Este homem carente de Deus, quando foca suas atenções em coisas alheias a esta verdade torna-se infeliz e incompleto. Em segundo lugar precisamos reconhecer nossa incapacidade diante de Deus. As limitações e fragilidades humanas não podem ser negadas e nem ignoradas. Mas, esta incapacidade serve para nos direcionar para Deus, através do nosso Senhor Jesus Cristo, afinal, nele encontramos suporte e força para vencermos as questões mais complexas da vida. A Bíblia diz: Pois nele vivemos, nos movemos e existimos (At 17:28 ). E nossa incapacidade não deve nos frustrar, pois Paulo diz: Então, ele (Deus) me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza ( 2 Co 12:9 ). Nossa incapacidade e carência são tão imensas que Jesus falou: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (Jo 15:5). Por fim precisamos reconhecer nosso estado pecaminoso. Este é o resultado final mais importante. É para este fim que Deus nos revela sua verdade. Sem este ingrediente nossa busca torna-se vã e continuamos nossa vida sem respostas satisfatórias. E nisso todos são incluídos, pois a Bíblia diz: Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.23). Mas àquele que reconhece e confessa seus pecados tem sua vida transformada e, finalmente, vive em paz porque encontra o verdadeiro sentido para a vida. Neste sentido a Bíblia diz: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9).

Caso você sinta que está vivendo longe de Deus, não viva mais as margens da perdição, não continue com uma vida mesquinha, medíocre que não lhe leva a outro lugar a não ser para a perdição eterna. Salve sua vida, salve sua alma, adquira em Jesus o direito de viver a eternidade feliz, desfrutando de todo gozo que Deus tem preparado para aqueles que o amam e em suas mãos depositam suas vidas. Não permita que as indagações da vida confunda sua mente e te faça perder as oportunidades que Deus lhe oferece. Abra seu coração para Jesus e, então, poderá dizer estas palavras e ter esta bendita esperança: Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. (Sl 73.23-24). Que o Senhor te abençoe na imensidão de sua graça e de sua misericórdia e te ajude a montar o quebra-cabeça da vida, pois quando entenderes os seus encaixes poderás montá-lo com entendimento. Amém!

Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.

Autor:

Luiz Lobianco, Formado em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pós-graduado em Metodologia Científica do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL.
luizlobianco@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio