25.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

O fim pode apenas ser o começo.

Quando pensamos no ser de Deus encontramos muitas maravilhas. Ele jamais precisa refletir sobre a vida, no que fez ou deixou de fazer, nunca se preocupa com o futuro nem se arrepende do passado. Deus é perfeito em tudo. Ele jamais precisa refazer qualquer um de seus planos, repensar em qualquer promessa que tenha feito, nem se arrepende por qualquer palavra que tenha dito ou algo que tenha feito. Nada que acontece surpreende a Deus, pois nada é demasiadamente difícil ou impossível para Ele. O tempo para Deus não é nada, distância não existe para Ele, não há em Deus qualquer limitação, pois Ele não depende de nada e de ninguém. O mesmo não acontece conosco, pois somos seres completamente limitados. Em função disso, eventos têm o poder de nos incomodar constantemente, refletir sobre a vida torna-se um hábito, as incertezas do futuro tiram a paz de nosso coração e o passado está sempre presente em traumas anexados ao longo da vida. O tempo é para nós um tormento, pois em certos momentos ele passa rápido demais, enquanto que em outras circunstâncias parece uma eternidade. Dessa forma vamos vivendo, acumulando arrependimento sobre arrependimento, decepções sobre decepções e variando entre alegrias e tristezas.

A sábia Palavra de Deus nos fala sobre a Soberania de Deus e a limitação do homem. A respeito dele o Senhor diz: A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo (Is 46.5)? Em todo o Universo não há nada que possa ser comparado com Deus. Hoje temos conhecimento da imensidão do Universo. E este Deus nos diz: Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar (Is 40.26). E quanto ao homem a Palavra nos diz: Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que os anjos e de glória e de honra o coroaste (Sl 8.5, Hb 2.7). Somos seres completamente limitados e dependentes, comparados a uma flor que um dia nasce, cresce viçosa e linda, mas no outro dia murcha e morre. Neste sentido Deus nos diz: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos (Is 55.8,9). Gloriosa é esta realidade, mas de difícil aplicação na vida!

Deus está nos dizendo que Ele não pensa como o homem, que não enxerga como o homem, que não caminha por caminho humano, que não se guia por qualquer plano humano, antes, segue seus planos e faz acontecer o que Ele mesmo determinou. Portanto, se somos seres guiados por Deus tudo que nos acontece (seja bom ou ruim) está dentro do consentimento de Deus. Alguém pode achar isso trágico, mas quando temos a consciência de que Deus é muito mais sábio do que nós, torna mais fácil nossa submissão à sua vontade. O sábio Salomão nos diz: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor (Pv 16.1). Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte (Pv 14.12). Quando algo que não nos agrada acontece sentimos muito pesado o fardo de submissão a Deus. Mas se pudéssemos levantar a cortina do tempo e darmos uma olhadinha no futuro para vermos os resultados finais, teríamos a oportunidade de ver o quanto estávamos equivocados e Deus estava certíssimo, que quando achávamos que Ele nos penalizou, na verdade, poderíamos ver que Ele nos libertou, que quando achávamos que era o fim, na verdade era apenas o começo de uma nova história.

Certas vezes as tragédias em nossa vida são tão intensas que chegamos a pensar que chegou o fim de nossa história. Às vezes, ficamos estagnados em uma zona de conforto por determinado período. Quando, de repente, esta zona de conforto se deteriora nos sentimos assustados e inseguros. Somos criados motivados sempre a vencer, quando a derrota adentra pelas nossas portas nos deprimimos porque não aprendemos a lidar com ela. Por toda vida fomos saudáveis, quando de repente a doença nos infecta e os diagnósticos não são promissores nos desesperamos por não termos esperança. Um relacionamento que achávamos que era para sempre de repente se rompe no meio do caminho e nos achamos sozinhos e abandonados. A alegria de gozar da presença de um ente querido pode se findar pela nefasta morte. A estabilidade financeira pode dar lugar a uma crise sem precedentes. Aquele contrato de trabalho que lhe era tão fundamental para sua subsistência pode ser quebrado e por fim ter que entrar na fila dos desempregados. Quando essas coisas acontecem busque a Deus, pois Ele ainda pode ser achado. Clame a Deus, pois Ele ainda está perto. Ele é o bom amparo, o porto seguro, o bom caminho, aquele caminho que nunca vai falhar e, com Ele, nunca estarás onde não deveria estar. Deus sabe das coisas muito melhor que você e com Ele existe somente a certeza de que estás no rumo certo. Que as tragédias da vida e a grandeza de Deus não sejam motivos para você questionar a Ele, mas sim que te faça calar diante de sua Soberania.

Portanto, Tire do coração o medo e não dê lugar aos sentimentos que lhe roubam a paz. Lembre que no caminhar da vida nem sempre o caminho será leve, mas Deus sempre nos dá sapatos adequados. Não tenhas medo e caso venhas a ter, tenhas também coragem; nunca deixe seus medos serem maiores que a tua vontade de voar e nunca permita que alguém corte suas asas, estreite seus horizontes e tire as estrelas do teu céu. Nunca desista! Se algum dia cair ou se alguém lhe puxar o tapete se levante, sacode a poeira e siga em frente; e se algum dia falhar sorria e volte a tentar novamente. Nunca se revolte com Deus, porque nele você encontra descanso para a alma, alivio para os ombros e paz para o coração. Não ache a fé um fardo pesado porque é maravilhoso depender de Deus, pois Ele sempre está certo e perto, mesmo quando achamos que nos abandonou. É confortante estar na presença daquele que nos concede a sua maravilhosa paz, a paz que nossa alma tanto anseia, a paz que nossa alma mais precisa. É magnífico seguir a Deus, aquele que conserta meus caminhos tortuosos e me faz andar em caminhos planos, porque é Ele quem define meu rumo e me conduz não para onde quero estar, mas sim para onde devo estar. Este Deus está lhe dizendo hoje: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra (Is 66.1,2). E este Deus Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam (Is 40.29-31). Que Deus assim te abençoe! Amém!

Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.

Autor:

Luiz Lobianco, Formado em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pós-graduado em Metodologia Científica do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio