22.3 C
São Paulo
quinta-feira, 23 de maio de 2024

The Shochu Week 2022

9 a 11 de março – São Paulo, SP

Um evento da Japan Sake & Shochu Makers Association

São Paulo recebe, pela primeira vez, o THE SHOCHU WEEK 2022, festival dedicado às bebidas shochu e do awamori, destilados populares no Japão, mas ainda pouco conhecidos. O evento é realizado pela Japan Sake & Shochu Makers Association. 

Fechado para o grande público, mas voltado para bartenders e pessoas ligadas ao ramo, o projeto engloba a The Shochu Academy, que acontece nos dias 09 e 10 de março de 2022, e conta com participação dos alunos – mediante seleção por edital nacional, e com palestrantes como Christopher Pellegrini (fundador da Honkaku Spirits) e Yasmin Yonashiro (sake sommelière). 

Além disso, alguns bartenders convidados vão dar dicas em vídeo e apresentar o desafio para os alunos da academia de produzir um coquetel com shochu ou awamori. Os bartenders são: Rogério Igarashi (co-fundador e bartender chef do Bar Trench, em Tóquio), Stephanie Marinkovic (sócia proprietária e chef de bar do Espaço 13), sendo que a participação de ambos será por material pré-gravado.

Shochu e soju

Existem diferenças entre as bebidas shochu (japonês) e o soju (sul-coreano). O shochu é uma bebida destilada de arroz, cevada, batata doce, trigo sarraceno ou açúcar mascavo, embora às vezes seja produzido a partir de castanha, sementes de gergelim, batatas ou até cenouras. Seu teor alcoólico fica em torno de 25–35%. É produzido em todo o Japão, mas especialmente na ilha de Kyushu, no sul. Outro fator importante é que não podem ter aditivos (como edulcorantes e potencializadores de sabor) na sua produção.   

O soju é um bebida destilada clara e incolor, tradicionalmente feita de grãos de arroz, trigo ou cevada, mas os produtores contemporâneos usam outros amidos, como a batata e a batata-doce. Seu teor alcoólico fica em torno de 16,8–53%. É produzido na cidade de Andong, localizada na província de Gyeongsang do Norte na Coréia do Sul. 

Premiação 

No último dia da Academia, 10 de março de 2022, haverá premiação para os profissionais da área de bar pioneiros no uso do shochu/awamori como insumo em coquetelaria, nomeada de The Shochu Leaders. Os premiados são: Thiago Bañares (chef de cozinha e proprietário do Tan Tan Noodle Bar – World’s Best Bar) e Ricardo

Miyazaki (bartender e proprietário do The Punch Bar). 

E, no dia 11 de março de 2022, acontece uma ação nas redes sociais denominada The Shochu Day. 

Parceria JoJo Ramen e JoJoLab 

Durante os dias 10, 11 e 12 de março de 2022, quem pedir o prato Hiyashi Chuka (lamen frio e refrescante) durante o horário do jantar (18h-22h) nos restaurantes JoJo Ramen, localizado no Paraíso, e no JoJoLab, localizado na Vila Mariana, ganha uma batidinha de shochu, como parte das ações da THE SHOCHU WEEK 2022. 

Sobre Shochu e o Awamori

O shochu e o awamori são dois destilados tradicionais do Japão e têm cinco séculos de história. O awamori é produzido em Okinawa, um arquipélago no extremo sul do Japão. Já o shochu é produzido em todo o país, especialmente na ilha de Kyushu, no sul. Eles costumam ser produzidos com ingredientes locais, incorporando a história e as características naturais regionais. Existem variedades da bebida (shochu) feitas com borra de saquê ou arroz que são produzidos em todo o país, totalizando mais de 600 produtores. Por outro lado, o awamori é produzido exclusivamente em Okinawa. 

As características mais peculiares do processo de produção das bebidas são a fermentação com o koji (tipo de fungo nativo do Japão) e a destilação em alambique (técnica que permite que eles retenham o sabor e o aroma dos ingredientes). 

Sobre Japan Sake and Shochu Makers Association

A Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS) é uma organização sem fins lucrativos que consiste em produtores de saquê e shochu em todo o Japão. Os membros são empresas que produzem saquê, honkaku shochu, awamori e hon mirin. A JSS iniciou suas atividades em 1953. São 1.696 membros (dados de 2020), dentre eles 1.410 fábricas de saquê, 273 destilarias de shochu e awamori e 13 produtores de mirin. https://japansake.or.jp

Material sobre shochu e awamori, destilados japoneses

https://www.canva.com/design/DAE20UlGiQ0/share/preview?token=0a5Gz5zImkT63aZ76rIX9A&role=EDITOR&utm_content=DAE20UlGiQ0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton

fotos
Christopher PellegriniRicardo MiyazakiStephanie MarinkovicThiago Bañarescrédito: Denise Szabo / Divulgação

Rogerio Igarashi Vaz
crédito: Carlos Kato / Divulgação

FOTOS [alta / baixa]
https://we.tl/t-kYsRhf3UOX

Autor:

 Erico Marmiroli 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio