31.4 C
São Paulo
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Boas práticas em serviços de alimentação: doenças transmitidas por alimentos (DTAs)

As boas práticas em serviços de alimentação buscam garantir condições higiênico-sanitárias em conformidade com a legislação vigente, no intuito de oferecer um alimento seguro. Essas são preestabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a qual tem como finalidade a regulamentação dos setores destinados a prestação de serviços em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).

O manipulador de alimentos é considerado uma das principais fontes de contaminação durante a produção de alimentos. Sendo assim, a conscientização, a alta percepção de risco e a capacitação sobre higiene de alimentos e perigos (biológicos, físicos e químicos) que podem ser prevenidos é uma ferramenta bastante eficiente para a redução de surtos provocados por doenças transmitidas por alimentos (DTA).

As Doenças transmitidas por alimentos, mais popularmente conhecidas como DTA, são originadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. São mais de 250 tipos de DTA e a maior parte são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.

Este estudo teve como objetivo avaliar as boas práticas em serviços de alimentação e a incidência das doenças transmitidas por alimentos (DTA’s). Tratando-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual, os levantamentos das informações foram realizados no ambiente virtual, utilizando bases de dados de estudos científicos, onde foram selecionados 9 artigos para análise.

Palavras chave: DTA’s, boas práticas, manipulação de alimentos, Segurança dos alimentos; Doenças transmitidas por alimentos, serviços de alimentação.

Autoras:

Dinacleide Batista Da Silva
Josimere Lays De Souza Rodrigues

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio