20.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Suicídio na adolescência: família e seus fatores de riscos

O presente estudo trata do suicídio na adolescência, enfatizando-se na influência da família no comportamento suicida do adolescente. Considerando-se o número crescente do suicídio no Brasil e no mundo, faz-se necessário identificar tais comportamentos. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de revisão de literatura narrativa, com base em estudos nacionais e internacionais, referente ao tema em questão, a fim de obter dados acerca dos sinais apresentados pelo adolescente no ambiente familiar. A partir dos dados pesquisados, surgiram duas questões: Os fatores de riscos presentes no ambiente familiar que acarretam no comportamento suicida. A família está atenta aos sinais que o adolescente pode vir a apresentar? Um total de 25 artigos preencheu os critérios de elegibilidade e, portanto, foram selecionados para essa pesquisa. Contudo, foi possível chegar à conclusão que os conflitos familiares, a depressão, estilos parentais estão associados ao comportamento suicida na fase adolescente. Os resultados obtidos nesse trabalho sinalizam a importância do papel da família, principalmente em relação à atenção aos sinais que podem ser expostos no ambiente familiar. Ter conhecimentos dos principais fatores de riscos associado ao comportamento suicida, e também as diversas formas de exposição dos sinais a eles associados já se torna um grande passo para chegar a um plano de prevenção para toda essa problemática.

Palavras-chaves: Adolescente. Suicídio. Família.

Autores:

Jaquison Lima dos Santos, Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário UniFTC de Salvador, (UniFTC/Paralela).
Vanessa dos Santos Martins, Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário UniFTC de Salvador, (UniFTC/Paralela).
Francisco Carlos de Oliveira Guimarães, Professor Orientador do Centro Universitário UniFTC de Salvador, (UniFTC/Paralela).

Download:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio