23.9 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

Os quatro tipos de classificações de nebulosas

Nebulosas de emissão 

São nuvens de gás com temperatura alta. Os átomos na nuvem são energizados por luz ultravioleta de uma estrela próxima e emitem radiação quando decaem para estados de energia mais baixos (luzes de néon brilham praticamente da mesma maneira). Nebulosas de emissão são geralmente vermelhas, por causa do hidrogênio, o gás mais comum do Universo e que comumente emite luz vermelha. Um exemplo de nebulosa de emissão é a nebulosa de Orion (imagem ao lado). Esta nebulosa encontra-se a 1.800 anos luz do Sol, e é formada por gases que rodeiam um grupo de estrelas jovens, cujos átomos se excitam com a energia dessas estrelas

Nebulosa NGC 1893 e IC410

Bela rosa céu do hemisfério norte, a emissão nebulosa IC 410 e NGC 1893 é de cerca de 12 000 anos luz de nós na constelação de Auriga.
O brilhante Red Cloud incandescente de gás hidrogênio tem mais de 100 anos luz de diâmetro.
Foi esculpida por ventos estelares e da radiação emitida pela estrela cluster NGC 1893 aberta, aninhado em seu seio. Formado na nuvem interestelar, há apenas 4 milhões de anos, as estrelas brilhantes do cluster são visíveis logo abaixo da grande nuvem escura de poeira perto do centro da imagem.
Dentro de 7 horas de tomar esta visão detalhada grande campo bem, vemos dois riachos relativamente densas, aparecendo a ter as regiões centrais da nebulosa. Possíveis sítios de estrela formação, estes cósmica girino mede cerca de 10 anos-luz de comprimento.

Nebulosas de reflexão

São nuvens de poeira que simplesmente refletem a luz de uma estrela ou de estrelas próximas. Nebulosas de reflexão são geralmente azuis porque a luz azul é espalhada mais facilmente. Nebulosas de emissão e de reflexão são geralmente vistas juntas e são também chamadas de nebulosas difusas. Conhecemos cerca de 500 nebulosas de reflexão. Umas das mais famosasnebulosas de reflexão é a que rodeia as estrelas das Plêiades. Uma nebulosa de reflexão azul pode também ser vista na mesma área do céu que a Nebulosa da Trífida. A gigante estrela Antares, que é muito vermelha, é rodeada por uma grande nebulosa de reflexão vermelha. Na imagem ao lado, veja a Nebulosa de Refexão IC2118 (The Witch Head Nebula), na constelação de Eridanus.

Nebulosa Trifid ou M20

O fotogênico nebulosa Trifid é uma brilhante nebulosa circular ricos estrelas do Sagitário. É tanto uma nebulosa de emissão e de reflexão. É com bons binóculos visível no céu de Sagitário.
Bandas de poeira escura nebulosa parecem dividir em três pedaços, daí o seu nome.
A nebulosa M20 é uma grande nuvem de matéria interestelar localizado a uma distância estimada em 5.200 anos-luz de distância em que estrelas formam uma anêmona vermelha muito quente. Visíveis a olho nu e facilmente identificável com um simples par de binóculos.
A Nebulosa Trifid foi descoberto por Guillaume Le Gentil em 1750. A origem do nome comum da M20 é atribuído a John Herschel. A nebulosa Trifid partes a estrela deste muito rica região do céu com muitos objetos brilhantes na vizinhança, incluindo a Lagoa nebulosa perto.
Um sistema triplo de estrelas no centro da região dos emissores nebulosa, como é o trapézio da Nebulosa de Orion. A cor vermelha brilhante de gás ionizado hidrogênio em torno do triplo sistema de estrelas. Green rendas do Trifid nebulosa foi criada em atmosferas de estrelas gigantes arrefecer e os restos de supernova explosões.
O diâmetro deste magnífico interestelar trevo luz é de cerca de 50 anos.

Nebulosas escuras

São nuvens de gás e poeira que impedem quase completamente a luz de passar por elas, e são identificadas pelo contraste com o céu ao redor delas, que é sempre mais estrelado ou luminoso. Elas podem estar associadas à regiões de formação estelar. As maiores nebulosas escuras são visíveis a olho nu, e elas aparecem como caminhos escuros contra o fundo brilhante da Via Láctea. Exemplos são a Nebulosa Saco de Carvão e a Nebulosa Cabeça de Cavalo

Nebulosa do Cavalo ou Barnard 33

Nebulosa do Cavalo (oficialmente conhecida como Barnard 33 ou IC434 é uma nebulosa escura na constelação de Orion.
A nebulosa está localizado logo abaixo Alnitak (? Ori), da estrela mais a leste do cinturão de Orion. A nebulosa, localizada 1.500 anos-luz foi descoberto pela primeira vez em 1888, sobre uma chapa fotográfica tomadas no observatório de Harvard College.
É facilmente reconhecível pela forma de um cavalo cabeça que lhe deu o nome dele.
A nebulosa da cabeça do cavalo faz parte de uma grande nuvem molecular.
Na verdade, é que por trás da nebulosa de hidrogénio ionizado pela próxima estrela brilhante Sigma Orionis, dá uma cor vermelha.


Nebulosas planetárias

Receberam esse nome de William Herschel porque quando foram vistas ao telescópio pela primeira vez,elas se pareciam com um planeta. Posteriormente se descobriu que elas na verdade não são nuvens moleculares e locais de formação de estrelas, e sim, que eram causadas por material ejetado de uma estrela central, que pode ter explodido como uma supernova. Este material é iluminado pela estrela central e brilha, podendo ser observado um espectro de emissão. A estrela central normalmente termina como uma anã branca. Ou seja, as nebulosas planetárias são na verdade, a morte, ou o estágio final de estrelas. Cientistas acreditam que este será o fim do Sol daqui a aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Um belo exemplo de nebulosa planetária é a Nebulosa M57 (Nebulosa do Anel) que encontra-se a 2.300 anos-luz de distância, podendo ser vista na constelação de Lira.

Se a nebulosas difusas são associadas com o nascimento de estrelas, nebulosas planetárias são os restos de estrelas. O nome “nebulosa planetária” vem as primeiras observações desses objetos, por vezes, têm um aspecto circular. Final da vida de uma estrela brilha especialmente no ultravioleta. Esta radiação ilumina o gás anteriormente expulso por radiação ionizante, e, assim, forma uma nebulosa planetária. As cores observadas a partir dos vários elementos que emitem mais ou menos ionizado cada um em um comprimento de onda muito específicos. Os átomos de hidrogênio emitem uma luz vermelha, enquanto o oxigênio fica verde. A nebulosa Helix é uma estrela cósmica, muitas vezes fotografado por astrônomos amadores por suas cores vivas e sua semelhança com um olho gigante. Descoberto no século 18, está localizado a cerca de 650 anos-luz de distância na constelação de Aquário. Ele pertence à classe de objetos de nebulosas planetárias. As nebulosas planetárias são remanescentes de estrelas semelhantes em seu passado ao nosso Sol. Quando essas estrelas morrem, eles expulsar para o espaço fora de suas camadas gasosas. Estas camadas são aquecidas pelo núcleo quente da estrela morta, uma anã branca, e brilho nos comprimentos de onda infravermelho e visível.

José Ruiz Watzeck
José Ruiz Watzeckhttps://escolassempatria.blogspot.com/
Jornalista, Escritor, Autor, Geógrafo, Matemático, Professor, Neuropsicopedagogo, Especialista em Docência do Ensino Superior, Pós graduado em Auditoria, Gestão e Licenciamento Ambiental, Pós graduado em Geoprocessamentos e Georreferenciamentos, Pedagogo, especialista em Astronomia e Astrofísica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio