21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Descongelamento do permafrost pode liberar micróbios e produtos químicos no meio ambiente

Mas, o que é Permafrost?

É uma camada do subsolo da crosta terrestre que está permanentemente congelada nas regiões mais frias do planeta.

O Descongelamento do permafrost pode liberar micróbios e produtos químicos no meio ambiente, e este desabou no oceano. O degelo do permafrost pode resultar na perda de terreno, como visto nesta imagem, onde parte do penhasco costeiro ao longo de Drew Point, no Alasca, desabou no oceano.

Os cientistas estão recorrendo a uma combinação de dados coletados do ar, da terra e do espaço para obter uma visão mais completa de como as mudanças climáticas estão afetando as regiões congeladas do planeta. Presos no permafrost da Terra estão quantidades incalculáveis ​​de gases de efeito estufa, micróbios e produtos químicos, incluindo o agora proibido pesticida DDT. À medida que o planeta aquece, o permafrost está derretendo a uma taxa crescente, e os cientistas enfrentam uma série de incertezas ao tentar determinar os efeitos potenciais do degelo.

Um artigo publicado no início deste ano na revista Nature Reviews Earth & Environment analisou o estado atual da pesquisa do permafrost. Além de destacar as conclusões sobre o degelo do permafrost, o artigo se concentra em como os pesquisadores estão procurando abordar as questões que o cercam.

A infraestrutura já está afetada: o degelo do permafrost levou a sumidouros gigantes, postes telefônicos caindo, estradas e pistas danificadas e árvores derrubadas. Mais difícil de ver é o que ficou preso na mistura de solo, gelo e matéria orgânica morta do permafrost.

A pesquisa analisou como produtos químicos como DDT e micróbios – alguns dos quais foram congelados por milhares, senão milhões de anos – podem ser liberados do degelo do permafrost. Depois, há o efeito do degelo do permafrost no carbono do planeta: o permafrost do Ártico sozinho contém cerca de 1.700 bilhões de toneladas métricas de carbono, incluindo metano e dióxido de carbono. Isso é aproximadamente 51 vezes a quantidade de carbono que o mundo liberou como emissões de combustíveis fósseis em 2019.

A matéria vegetal congelada no permafrost não se decompõe, mas quando o permafrost derrete, os micróbios dentro do material vegetal morto começam a quebrar a matéria, liberando carbono no atmosfera. “Os modelos atuais preveem que veremos um pulso de carbono liberado do permafrost para a atmosfera nos próximos cem anos, potencialmente mais cedo”, disse Kimberley Miner, pesquisadora climática do Jet Propulsion Laboratory da NASA no sul da Califórnia e principal autora do estudo.

Mas os principais detalhes – como a quantidade, a fonte específica e a duração da liberação de carbono – permanecem obscuros. O pior cenário é se todo o dióxido de carbono e metano fossem liberados em um período muito curto, como alguns anos. Outro cenário envolve a liberação gradual de carbono. Com mais informações, os cientistas esperam entender melhor a probabilidade de qualquer um dos cenários.

Embora o artigo de revisão tenha descoberto que as regiões polares da Terra estão se aquecendo mais rapidamente, foi menos conclusivo sobre como o aumento das emissões de carbono poderia levar a condições mais secas ou úmidas no Ártico. O que é mais certo é que as mudanças no Ártico e na Antártida se espalharão para latitudes mais baixas. As regiões polares da Terra ajudam a estabilizar o clima do planeta. Eles ajudam a conduzir a transferência de calor do equador para latitudes mais altas, resultando na circulação atmosférica que alimenta a corrente de jato e outras correntes. Um Ártico mais quente e livre de permafrost pode ter consequências incalculáveis ​​para o clima e o clima da Terra.

Uma abordagem integrada Para entender os efeitos do degelo, os cientistas estão cada vez mais se voltando para observações integradas da Terra a partir do solo, do ar e do espaço – técnicas descritas no artigo. Cada abordagem tem suas vantagens e desvantagens.

As medições terrestres, por exemplo, fornecem monitoramento preciso de mudanças em uma área localizada, enquanto medições aéreas e espaciais podem cobrir vastas áreas. As medições terrestres e aéreas concentram-se na hora específica em que foram coletadas, enquanto os satélites monitoram constantemente a Terra – embora possam ser limitados por coisas como cobertura de nuvens, hora do dia ou o eventual final de uma missão de satélite.

Créditos: Nasa – National Aeronautics and Space Administration

José Ruiz Watzeck
José Ruiz Watzeckhttps://escolassempatria.blogspot.com/
Jornalista, Escritor, Autor, Geógrafo, Matemático, Professor, Neuropsicopedagogo, Especialista em Docência do Ensino Superior, Pós graduado em Auditoria, Gestão e Licenciamento Ambiental, Pós graduado em Geoprocessamentos e Georreferenciamentos, Pedagogo, especialista em Astronomia e Astrofísica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio