27.7 C
São Paulo
terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Receita de crônica

Minhas crônicas de quinta.

Pra escrever uma crônica simples serão necessários os seguintes

Ingredientes:

– 1 folha de papel, pautada ou não (pode ser substituída por um programa como Microsoft Word, Bloco de Notas, WordPad, ou semelhante, visível em tela de computador ou aparelho similar);

– 1 caneta ou lápis (podem ser substituídos pelo teclado do computador ou aparelho semelhante);

– 1 espaço mais ou menos silencioso e mais ou menos confortável;

– 1 ou 2 horas de tempo livre (vai da disponibilidade e agilidade);

– 1 punhado de olhar atento à vida cotidiana;

– 2       ”       de contemplação das coisas banais;

– 3       ”       de sensibilidade;

– 1 vida de leitura;

– 1 vida de escrita;

– 1 bom tanto de amor pelas palavras;

– 1 pitada de criatividade;

– 1 pouco de paz de espírito;

– 1 tema pré-estabelecido (à gosto);

– 1 meio de publicação (à gosto).

Modo de preparo:

  • Preparo prévio:

Desde sempre, pratique a leitura e a escrita, de forma indiscriminada. Leia tudo o que te provoque interesse e escreva da mesma forma. Quanto mais letras e palavras tiveres lido e escrito, mais amor e intimidade terá com elas e melhor ficará sua crônica. A pitada de criatividade será adquirida nesse processo.

Parte importante do preparo prévio é a prática do olhar atento à vida cotidiana, da contemplação das coisas banais e da liberação da sensibilidade. Pratique a sensibilidade. A contemplação e o olhar atento vem no combo.

(Obs: para melhor fluidez no preparo da receita, crie o hábito de anotar ideias e possíveis temas em um caderninho)

  • Montagem da crônica:

Um dia antes, coloque suas ideias de molho e já estabeleça um tema, se preferir.

No dia da montagem, separe 1 ou 2 horas livres (de preferência 2!), aproprie-se de metade da paz de espírito disponível e reserve a outra (ela dará liga à sua massa encefálica). Pegue a caneta e o papel (ou semelhantes) e dirija-se, com eles, ao espaço mais ou menos silencioso e mais ou menos confortável.

Tire as ideias do molho e espalhe-as sobre a mesa. Confirme ou mude o tema pré-estabelecido: essa é a hora de decidir. Acrescente o restante da paz de espírito.

Ligue o foco em nível alto. Desligue-se do mundo ao redor.

Escreva sua crônica e um título provisório. Dica: no meio do processo, dê umas provadinhas, não deixe pra fazer isso só no final!

Terminada essa parte, revise o seu texto! Corrija os erros de concordância e altere o que for necessário. Então, escolha um título definitivo.

Leia-o novamente: você será o seu primeiro leitor!

Publique à gosto.

Está pronta sua crônica. Bom apetite!

Obs 1: Com a repetição torna-se desnecessária a leitura dessa receita, mas é recomendável tê-la sempre ao alcance.

Obs 2: O mais legal dessa receita é que ela rende infinitamente e nunca estraga (o tempo deixa-a ainda mais saborosa!)

Luana Carvalho
Luana Carvalho
Arquiteta, cria da Unesp - Presidente Prudente. Brasileira, com 27 anos de sonho e de sangue, e de América do Sul. Escrevo porque não sei guardar segredo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

No posto de saúde

Cadê o papeeeel?!

Antes tarde do que nunca!

Eustáquio, o Homem Rabugento

Dois mendigos

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol