18.4 C
São Paulo
terça-feira, 12 de março de 2024

Covid-19: variante brasileira preocupa o mundo

No momento, os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, e não é por um bom motivo. Detectada pela primeira vez em Manaus no final de Janeiro de 2021, a variante do vírus da Covid-19, nominada de P1, preocupa não somente o Brasil, que vive o seu pior momento desde o início da pandemia, mas a todo o planeta.

A variante P1 possui uma carga viral 10 vezes maior do que o vírus que chegou ao Brasil no início da pandemia, e pela sua facilidade de se propagar, a variante já se encontra em todo o território nacional, e também em diversos países, como os Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e países do leste da Ásia.

O aumento no número de casos e de mortes no Brasil está batendo recordes diariamente. Até o momento dessa matéria (05/03/2021), o país contabiliza o número de 262.946 óbitos, e mais de 10 milhões de casos. Ainda no mesmo dia, o país bate recorde no número de casos e de mortes diárias: 75.337 casos e 1.760 mortos.

O Brasil tem se tornado uma preocupação a nível global, em virtude do colapso no sistema de saúde, na falta de leitos em UTIS e unidades básicas de saúde, ligando o alerta para um possível colapso a nível nacional.

O sistema de vacinação caminha a passos lentos, o que contribui de maneira significativa para a disparada de casos e o aumento no fato de risco para pessoas idosas e com comorbidades.

As políticas adotadas pelo governo federal no combate à pandemia tem sido motivo de crítica das mais diversas áreas da sociedade. Falas do presidente Jair Bolsonaro têm sido destaques em jornais internacionais, em que o chefe do executivo volta a minimizar a pandemia e os seus números de casos.

Cientistas e pesquisadores afirmam que se nada for feito no Brasil para tentar frear o contágio do vírus, o país pode se tornar uma ameaça não somente a ele mesmo, mas a todo o planeta com sua variante e diversas outras que podem surgir por aqui.

Walisson Jonatan de Araújo Maia
Wallysson Maiahttp://lattes.cnpq.br/8683005938555663
Walisson Jonatan de Araújo Maia (Wallysson Maia) é graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; blogueiro, designer e professor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio