17.1 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de abril de 2021

Os três porquinhos e o aporte teórico da ACP: Labirintos psicológicos por detrás da fábula

As fábulas infantis

As manifestações simbólicas por detrás das fábulas, histórias, contos e afins são detidamente remontadas ao longo da história humana. De há muito que as histórias são utilizadas para o alento e o entretenimento das crianças nos mais diferentes cenários, especialmente nos pedagógicos e à hora do dormir. São histórias fantásticas e, na maioria das vezes, carregam em si um emblema educacional nas vertentes moral e ética. Às crianças, não somente são ofertados enredos divertidos e coloridos, mas também ameaçadores, violentos e tendenciosos do ponto de vista de certo/errado, pode/não pode, verdade/mentira.

As fábulas, normalmente são organizadas, trazendo em seus enredos a predominância de fatos pontualmente marcados, assim, o certo está certo desde o início, o feio está posto, a verdade está dada, ao final da fábula, é armazenada a estrutura clássica do bem e do mal delimitados e prontamente descritos. A sucessão de acontecimentos que constitui a ação, em uma produção literária muitas vezes está representada por animais e objetos, ou seja, nem sempre as personagens são humanas, nas extensões conceitual e biológica da palavra, e é permeado por começo, meio, fim organizados e predispostos no formato de punição impiedosa, àqueles que representarão os malfeitores, e caução de final feliz àqueles que foram incluídos do lado do bem.

Autora:

Cassima Duarte

Psicoterapeuta da Abordagem Centrada na Pessoa – ACP, doutoranda em psicologia

Download:

17 COMENTÁRIOS

  1. Doutora Cassima acompanho seus artigos e livros e gosto quando você nos mima com a sua escrita desafiadora, comprometida e ética. Fico em êxtase de ver sua dedicação na base fenomenológica. Sou sua fã n° 1😍😍😍😍😍😍 Beijocas nós seus lindos cachos ruivos.🤩🤩🤩

  2. Doutora Cassima acompanho seus artigos e livros e gosto quando você nos mima com a sua escrita desafiadora, comprometida e ética. Fico em êxtase de ver sua dedicação na base fenomenológica. Sou sua fã n° 1😍😍 Beijocas nós seus lindos cachos ruivos.🤩🤩

  3. Doutora Cassima é necessário ressaltar o quanto é acolhedor com os leitores ter esses momentos de leituras específicas da área da Psicologia no Jornal Tribuna, tão fundamental e esclarecedor. PARABÉNS pelo seus artigos e livros. É fortalecedor e revigorante para nós profissionais da área ter acesso aos seus textos exemplarmente científicos. 👏

  4. Estou extasiado pela capacidade desta profissional de nos encantar com textos científicos mas de uma forma tão encantadora. Doutora Cassima, você é realmente incrível!

  5. Parabéns pela iniciativa pelo compromisso do @jornaltribuna de levar leitura de qualidade aos seus leitores! E obrigado pelo excelente conteúdo que a dra escreveu. Por mais iniciativas como esta!

  6. Já te acompanho a um bom tempo, você sabe usar as palavras certas sempre! Sou fã 😍
    Parabéns Doutora Cassima 👋👋💕

  7. Observar a subjetividade dentro das significações teóricas és para você o prazer dos prazeres, a nós colegas da Saúde Mental, a possibilidade de agregar saberes. Parabéns grande Diva do saber fazer Psicologia.

  8. Maravilhoso este artigo com conhecimentos magníficos e nos trazem possibilidades de agregar o sentido de alguns valores. Parabéns!

Deixe uma resposta

Leia mais

%d blogueiros gostam disto: