21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou posse no cargo de presidente da república dos Estados Unidos na tarde desta quarta-feira (20) em um evento virtual em virtude da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Em cerimônia para pouco mais de mil pessoas presentes, o novo mandatário da superpotência fez juramentos e promessas de governar em prol de todos os cidadãos norte-americanos.

Antes mesmo de tomar posse, Biden anunciava que os Estados Unidos iriam retornar ao acordo climático de Paris, acordo este que os americanos saíram durante a administração de Donald Trump.

Diversos líderes mundiais parabenizaram o democrata pela posse, até mesmo tradicionais aliados de Donald Trump, como o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, desejaram felicitações ao novo presidente americano. Até o momento, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro não se manifestou sobre o evento.

Biden é o presidente mais votado da história dos EUA, seguido por Donald Trump. O democrata tem a missão de atenuar os ânimos e de apaziguar a divisão política e ideológica que toma de conta do país neste momento. Durante seu discurso, no Capitólio, o novo líder americano prometeu trabalhar em prol de todos, a fim de que haja pacificação entre os grupos conflitantes.

Um dos maiores desafios da nova administração é o combate ao novo coronavírus. Os Estados Unidos são, até o momento, o país com o maior número de infectados e de mortos pelo vírus, que também causou impactos no setor econômico e sanitário.

A cerimônia de posse também contou com o maior esquema de segurança da história, com mais de 25 mil soldados da Guarda Nacional Americana fazendo a cobertura e escolta de Joe Biden e da sua vice-presidente, Kamala Harris.

Walisson Jonatan de Araújo Maia
Wallysson Maiahttp://lattes.cnpq.br/8683005938555663
Walisson Jonatan de Araújo Maia (Wallysson Maia) é graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; blogueiro, designer e professor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio