Este trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica em busca de tornar visível as dificuldades que os alunos com distúrbio de aprendizagem, muitas vezes são chamados de preguiçosos, sofrem comparações constantes e insultos que podem leva-los ao fracasso escolar. Para isso, faz-se uma análise entre o que é dificuldade na aprendizagem e o que é distúrbio de aprendizagem, ficando claro que a dificuldade pode ser resolvida dentro da escola através de meios pedagógicos, já o distúrbio precisa de uma equipe multidisciplinar para atender a criança. há diversos tipos de transtornos, entre eles pode ser observado a dislexia, disgrafia, discalculia, Dislalia, Disortografia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dessa forma, quanto mais cedo for feito o diagnóstico mais eficaz será o tratamento. Outra linha de pesquisa refletida no presente trabalho é a inclusão, tema esse que soa muito lindo na teoria, porém muitas vezes na prática precisa de reparos, não basta apenas incluir, mas também oferecer subsídios para que de fato aconteça a inclusão. Para embasar o tema, aborda-se uma reflexão histórica pontuando a trajetória da Educação Especial e seus avanços adquiridos com o tempo. Verifica-se que a inclusão ocorreu após vários documentos internacionais (alguns citados no trabalho), declarações e Leis que fizeram valer a inclusão no ensino regular de forma gratuita e obrigatória. O trabalho também pontua sobre o papel do professor e da escola para que os alunos inclusos se sintam acolhido, respeitado e amado.
Autoras:
DÉBORA MIRIAM DA SILVA VIEIRA
SIDERLY DO CARMO DAHLE DE ALMEIDA
Palavras-chave: linguagem; escrita; integração.
Download do Artigo
Eu quero que as crianças ajuda os pais em casa ? para ganhar dinheiro quando a mãe falar para comprar alguma coisa é para criança ir respeitar os pais e para escola com máscara com álcool em gel sem tocar em ninguém ???????