17.8 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de julho de 2024

Arruda transforma grito pela liberdade feminina em arte no single “Forasteira”

Faixa  tem lançamento do selo Peneira Musical

Um novo hino à liberdade da mulher brasileira. Assim é a proposta de “Forasteira”, canção do grupo Arruda que mescla a potência do samba com a força do feminino. Com produção de Alessandro Cardozo (Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho), a faixa inédita conta com uma instrumentação forte e a voz inconfundível de Maria Menezes. O lançamento do selo Peneira Musical vem acompanhado de videoclipe, já disponível no canal de YouTube da banda. 

Assista ao clipe “Forasteira”: https://youtu.be/fF0yp5WRbfI 

Ouça “Forasteira”: https://onerpm.link/arruda-forasteira 

Inspirado pelas canções de Elza Soares e de Sade, verdadeiros ícones do vocal feminino, o samba “Forasteira” transforma a necessidade da mulher ser dona de si em uma canção que celebra as raízes das mulheres brasileiras. A novidade segue a recente leva de lançamentos do septeto carioca, somando ao EP “Banho de Folhas” e aos singles gravados ao vivo “Arruda e Convidados”, com faixas já lançadas com Galocantô e Moyseis Marques.

Com arranjos de Rafael dos Anjos e o violão de 7 cordas marcante de Paulão 7 cordas, em “Forasteira”, o Arruda traz uma interpretação moderna, sem deixar a reverência ao samba de raiz, característica do grupo, de lado. Originário da banca da Tia Zezé, na Mangueira, o Arruda soma apresentações pelos principais palcos da cidade do Rio de Janeiro e tem passagens por Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

O Arruda é formado por Gustavo Palmito (repique de mão e percussão geral), Fabão Araújo (surdo), Marcelinho (tan tan), Anderson Popó (percussão geral), Nego Josy (voz e pandeiro), Armandinho do Cavaco (cavaquinho bandolim) e a já citada cantora Maria Menezes, uma das vozes de destaque da nova geração do samba, vencedora da Mostra de Novos Talentos Carioca da Gema e indicada ao 29° Prêmio da Música Brasileira com o Projeto ÉPreta.

A nova canção reforça a característica de resistência do grupo. “‘Forasteira’ é a voz engasgada sobre a liberdade feminina fora dos padrões de ser o que quiser ser, de ser dona de si e de suas próprias escolhas de maneira intensa, sem se preocupar com julgamentos. Os compositores são Leandro Fregonesi e Fernando Procópio. Tomei conhecimento da música através de um áudio gravado pelo Fernando Procópio que o Nego Josy me encaminhou. Eles fazem parte de um projeto muito bacana, Aos Novos Compositores, onde divulgam suas canções autorais. Fiquei apaixonada pela música na hora, logo aprendi e mostrei ao Gustavo [Carvalho, produtor artístico], que também gostou e colocou na lista de músicas a serem gravadas. Queremos que ela alcance a alma feminina de milhares de pessoas do mundo inteiro”, ambiciona Maria. 

Fãs de samba de todos os lugares podem se envolver pela nova sonoridade de “Forasteira”, já disponível em todas as principais plataformas de música.

Ficha técnica:

Música:

Produção artística: Gustavo Carvalho 

Produção musical: Alessandro Cardozo 

Arranjo : Rafael dos Anjos 

Violão 7 : Paulão 7 cordas 

Violão 6: Rafael dos Anjos

Pandeiro: Nego Josy

Surdo: Fabão 

Tantan: Marcelinho 

Cuíca: Luiz Henrique 

Repique de anel, xequebalde e tamborim: Popó Arruda

Repique, congas e frigideira : Gustavo Carvalho

Acordeon: Kiko Horta

Piano: Jota Moraes

Baixo : Guto Wirtti

Bateria: Paulinho Bonfim

Coro: Elisa Fernandes, Leno Bueno e Arruda

Clipe: 

Captação e edição: Léo Queiroz

Direção de fotografia: Léo Queiroz

Capa:

Natan Alcântara

Selo:

Peneira Musical

Autor:

Daniel Daneló Corrêa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio