O presente estudo foi realizado através de revisão bibliográfica, tendo como objetivo analisar a inserção do futsal nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando que o futsal aborda além de aspectos físicos, o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social. Também se pode considerar que é na escola que grande parte dos alunos tem acesso ao conhecimento da prática e técnicas de desenvolvimento do futsal. Este estudo enfatiza as possibilidades que os alunos têm de cada vez mais de apropriar, motivar e apreciar esta modalidade que só agrega no âmbito escolar. O Futsal se aplicado nos anos inicias do ensino fundamental, como prática esportiva na
disciplina de Educação física, pode melhorar a coordenação motora, agilidade, socialização, percepção entre outros benefícios, podendo até servir de base na formação de novos atletas. A metodologia desenvolvida neste estudo foi baseada em uma pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos científicos encontrados em sites como: sciello, Pub Med, Google Acadêmico.
Palavras-chave: Futsal, Ensino Fundamental, Educação Física.
Autor:
Edmarcio Gomes Pençanha