O ser humano é complexo, e sua relação social também é. Fato este que explica a grande dificuldade de inclusão da diversidade humana nos meios educacionais.
Intrinsecamente carregamos conceitos e pré-conceitos que figuram em nossas atitudes e refletem o contexto social em que vivemos. E sem darmos conta, estamos agindo de forma equivocada. Temos uma atitude negativa com relação a nós mesmos e aos outros; e isso não é uma questão pontual, mas social. O que se sente e se pratica de forma individual, ou em um grupo pequeno, se reflete nos grandes grupos sociais. Desta forma percebemos a importância de termos uma atitude positiva, para obtermos uma sociedade positiva.
Em essência somos todos iguais, temos as mesmas emoções, de amor, de angústia, raiva, ódio, alegria e no fundo o que queremos é ser feliz. Não temos que nos apegar nas diferenças, e pior, vê-las como negativas. Devemos compreender que as diferenças agregam, como num quebra cabeças.
A educação inclusiva vem para romper a barreira das diferenças. E o meio acadêmico é um propício lugar para difundir e incluir as pessoas com diferentes características.