A inflação é um indicador econômico que mostra o aumento dos preços de bens e serviços em um período de tempo, este aumento pode desvalorizar a moeda de um país e gerar diminuição no poder de compra da população.
No Brasil os indicadores da inflação são o (IPCA) “Índice de Preços ao Consumidor Amplo”, investiga o custo médio de vida das famílias cuja renda seja de 1 a 40 salários mínimos.
O (INPC) Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Investiga o custo médio de vida das famílias entre 1 e 5 salários mínimos, este faixa de renda segundo o IBGE é mais sensível a oscilações na inflação.
Causas da Inflação
O aumento do preço dos bens e serviços estão associados a diversos fatores, entre eles:
• Desequilíbrio entre oferta e demanda
Quando a demanda por um produto ou serviço supera a oferta gera escassez, a escassez de um produto ou serviço aumenta o seu valor. Ex: a água é mais preciosa no deserto, ou na beira de um lago.
• Aumento na emissão de papel moeda
O papel moeda é o dinheiro de um país impresso em cédulas, no Brasil o Órgão responsável pela impressão das cédulas é a Casa da moeda, quando a impressão de dinheiro supera a quantidade de mercadorias e produtos em circulação existe uma elevação geral nos preços, isso também acontece quando os gastos públicos superam a arrecadação e é necessário imprimir papel moeda.
• Elevação dos custos de Produção
Quando os custos da produção aumentam, o produtor é obrigado a repassar ao consumidor final, isso acontece pro aumento nos preços de matérias primas, aumento na mão de obra, ou problemas na infraestrutura de produção ou espacial do país, Rodovias, ferrovias, refinarias de petróleo, entre outros problemas na infra estrutura nacional que atrapalham a produção.
• Expectativa de Aumento da Inflação
Por receio da inflação o empresário gera o próprio aumento do valor do produto ou serviço para antecipar o prejuízo da inflação.
• Indexação de preços (inércia)
Aumento do valor de serviços como aluguel com base na inflação de um período precedente.
Para mais informações acesse nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/@creditodagente
Consequências para o consumidor
Uma inflação acima da média gera aumento no preço de bens e serviços, se o salário do consumidor não acompanhar a inflação o seu poder de compra irá reduzir, consequentemente afetando primeiro a parcela mais pobre da população por ter baixo poder de compra, que irá perceber as alterações nos produtos e serviços do cotidiano como mercado, combustível, entre outros.
• Desvalorização da moeda
Colocando em perspectiva, se os produtos e serviços estão se valorizando perante a moeda, a moeda está se desvalorizando perante os produtos e serviços, e esta desvalorização está ocorrendo perante a moeda nacional e não a uma moeda internacional, ou seja, o poder de compra da moeda nacional cai e o da internacional continua trazendo a desvalorização da moeda em relação as outras moedas.
Medidas para reduzir a inflação
• Aumento da Taxa de Juros
A taxa Selic no Brasil é a Taxa básica de juros, o (COPOM) define em suas reuniões a cada 45 dias.
A Taxa Selic é uma ferramenta de controle da inflação, pois com a taxa básica de juros aumenta-se ou diminui a injeção de crédito no mercado podendo fomentar ou diminuir o consumo.
Ex:
A) com a taxa de juros mais baixa as parcelas do financiamento ficam mais baratas (aumentar o consumo)
B) com as taxas de juros altas prefiro investir o dinheiro para consumir depois (diminuir o consumo)
• Investimento em infraestrutura Produtiva
O investimento em infraestrutura de um país auxilia toda a cadeia produtiva, para conseguir matéria prima mais barata é necessário ter estradas e ferrovias, usinas de energia, refinarias de petróleo, tudo isso deixa os custos da produção mais barato e um produto mais barato para o consumidor.
• Diminuir Gastos Públicos
A administração deve fazer o seu papel perante a sociedade, combater a corrupção e diminuir ao máximo funções e cargos inúteis, para que o dinheiro da arrecadação não se extravie em mãos sórdidas, mas vá para seu lugar de destino, a infraestrutura de uma nação.
Entre em contato: https://creditodagente.com.br
Autor:
Ricardo De Tomasi CEO da Crédito Da Gente
Infelizmente tudo está atrelado e quando uma coisa desanda, tudo desanda…