Evento do Instituto Cordial trouxe reflexões sobre o tema, pontuando os desafios e perspectivas para o ano de 2023
O Painel Brasileiro da Mobilidade (PBM), iniciativa do Instituto Cordial, realizou nesta terça-feira (9) o Webinar “Cenário da segurança viária no Brasil: desafios e perspectivas em 2023″. O evento trouxe reflexões sobre como a política pública pode atuar na responsabilidade compartilhada para uma mobilidade mais segura no Brasil. “Este é um tema que traz vários desafios. Temos dificuldade de acessar dados confiáveis, e há os desafios de implementação de ações”, ressaltou Luis Fernando Meyer, Diretor de Operações do Instituto Cordial.
Um dos focos do Webinar foi apresentar mais informações sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) que, neste primeiro ano de novo governo, marca metade do período de dez anos para redução de 50% de mortes no trânsito estabelecido pelo mesmo plano PNATRANS (2018-2028). Para falar do assunto, o evento contou com a presença de Marcela Laiz, Diretora do Departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), que explicou a evolução destes números. “Temos sim que alcançar zero mortes, e que isso não seja uma utopia, precisamos colocar em prática no Brasil.”
Frederico Arantes, presidente do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito), também participou do Webinar e refletiu sobre a sustentabilidade do SNT (Sistema Nacional de Trânsito). “Estimular a educação no trânsito é fundamental”, ressaltou.
O evento também discutiu sobre como os diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal) se organizam e se integram para promover a segurança viária e quais são as abordagens de mobilidade segura que baseiam as políticas públicas e ações pela segurança viária no Brasil. Diogo Lemos, Coordenador Executivo da iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global falou sobre isso. “Temos que ter metas para agora, entender o que dá certo ou não, para conduzir essa política pública e ver se está dando certo. Temos que ter um conhecimento ampliado de toda essa questão para melhorar as tomadas de decisões, para fazer ações que vão mudar as nossas ruas”, concluiu.
Sobre o Instituto Cordial
O Instituto Cordial é um think and do tank independente e apartidário que trabalha com ciência de dados, inteligência territorial e articulação intersetorial para fortalecer redes e basear tomadas de decisão públicas e privadas em dados e evidências. E o Painel Brasileiro da Mobilidade (PBM) é uma iniciativa do Instituto Cordial em escala nacional que busca contribuir para o desenvolvimento de uma mobilidade mais acessível, segura e sustentável no Brasil através da criação de espaços de discussão e da elaboração de estudos e pesquisas.
Autora:
Janaina Pereira