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segunda-feira, 22 de julho de 2024

Cenário econômico faz fundador de startup inovadora na construção apostar em vídeos pro setor

O setor de construção civil tem registrado PIB (Produto Interno Bruto) em alta desde o terceiro trimestre de 2020, de acordo com dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Por outro lado, num mundo pós-pandemia e em plena crise internacional, há muitos desafios na mesa, como taxa de juros mais altos, inflação e preço dos materiais em elevação.

A ConstructWeb, negócio de gestão de obras focado no controle de dados de funcionários, fornecedores e de fluxo de produtos e materiais, é uma das inúmeras empresas que não passaram ilesas da crise.

Isso mesmo depois de figurar no Top 100 do Ranking Open Startups, uma plataforma internacional que reconhece companhias inovadoras em início de atividade e as apresenta ao mercado, e também no top 10 das startups mais atraentes do setor.

De acordo com Daniel Paiva, fundador da ConstructWeb, o setor de construção foi muito atingido nos últimos tempos por diversos fatores. Por essa razão, agora ele estuda novas soluções que possam atender um mercado mais exigente e qualificado.

A aposta em vídeos

Enquanto isso, o jovem natural da periferia de Miracema (RJ) resolveu criar a Daniel Paiva Film Marker. Trata-se de uma produtora audiovisual justamente focada em uma área que Daniel domina bem: a construção civil, englobando assim construtoras, imobiliárias, loteadoras, design de interiores e incorporadoras.

O match com a produção de conteúdo aconteceu durante a campanha eleitoral de 2020, quando ele produziu mais de 60 vídeos para candidatos a vereador em sua cidade de origem. Desde então, se apaixonou pelo mercado e iniciou graduação em Produção Audiovisual.

“Investi em treinamentos com profissionais renomados do audiovisual e entendi que poderia focar no mercado da construção civil, devido ao meu grande e longo relacionamento com esse setor e também à minha formação em design de interiores”, explica.

Paiva viu nesse nicho uma boa oportunidade para a criação de vídeos institucionais, espécies de curta-metragens oficiais de um negócio, que servem para divulgar a marca, construir reputação e promover produtos e serviços.

Vídeo em alta

De fato, o consumo de vídeos está em flagrante expansão. O Inside Video, estudo sobre o cenário da indústria no Brasil, aponta que 80% das pessoas no país passam grande parte do tempo gasto na internet consumindo vídeos. O número é bem acima da média internacional, que é 65%.

Outra pesquisa, desta vez encomendada pela VidMob, mostra que quando as empresas fazem anúncios na internet por meio de vídeos, as vendas dos produtos e serviços divulgados são 30% superiores em relação a anúncios feitos em outros formatos, como texto e/ou imagem.

“Inicialmente atendemos os quatro Estados da Região Sudeste, mas a ideia é expandir, oferecendo um serviço de qualidade e com valor mais acessível, sem ficar devendo em qualidade para grandes produtoras de vídeo”, finaliza Daniel.

Autor:

Daniel Paiva Filmmaker

www.danielpaivafilmmaker.com.br

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