O objetivo do presente estudo é constatar a importância e dificuldades do professor de Educação Física dentro de suas práticas pedagógicas e didáticas para a utilização da dança como conteúdo das atividades rítmicas e expressivas. Por meio de estudos bibliográficos em livros, artigos, pesquisas na internet e para apuração de maiores resultados foi aplicado um questionário de pesquisa a professores de Educação Física da rede pública da cidade de Castelo do Piauí, A pesquisa se caracteriza descritiva com enfoque qualitativo e quantitativa. Tenho como fonte de pesquisa livros, sites, internet e questionário que apliquei com 07(sete) sujeitos tratando-se de uma amostra simples intencional que se disponibilizaram a ajudar sem nenhuma fonte investigativa. Para a coleta de dados foi utilizado estudos e comparações da prática a teoria ligados aos autores mencionados no trabalho. Através da metodologia aplicada e o referencial teórico é possível permitir uma ampliação do conhecimento sobre o tema, bem como a verificação dos desafios encontrados pelos professores de Educação Física para trabalhar a Dança nas escolas. Os resultados apurados apontaram que a dança é um conteúdo difícil para trabalhar na escola e ainda é muito negligenciada no meio docente, mas que existem inúmeras soluções para que essa visão mude, dada a importância que a dança oferece no meio escolar como conteúdo das atividades rítmicas e expressivas.
Palavras-chave: Dança. Prática. Escola. Educação Física
Autor:
Miguel Alves Almeida Neto, graduando em Bacharelado em Educação Física.
De fato uma excelente atividade… muito bom seu trabalho.