17 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Como andas seu FIB ? felicidade interna bruta

A Felicidade Interna Bruta (FIB) é um conceito que foi criado pelo primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, em 2009. Ele representa o bem-estar geral de um país e é medido através de uma série de fatores, como educação, saúde, trabalho, renda, relacionamentos e segurança.

Desde então, a Nova Zelândia tem sido consistentlye classificada como um dos países mais felizes do mundo, ocupando o primeiro lugar em 2017 e 2018. A Suíça, Dinamarca e Noruega também estão entre os países mais felizes, de acordo com o Índice de Felicidade Interna Bruta.

Os países com os níveis mais baixos de felicidade são a Venezuela, a Afeganistão e a Síria. A Venezuela está passando por uma grave crise econômica, enquanto o Afeganistão e a Síria estão envolvidos em guerras há anos.

Apesar de a FIB ser um conceito bastante novo, já existem muitos esforços para medir o bem-estar geral de um país. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um exemplo. O IDH é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e leva em consideração fatores como expectativa de vida, educação e renda.

No entanto, a FIB é considerada uma medida mais abrangente do bem-estar, pois leva em consideração um maior número de fatores. Além disso, a FIB é medida anualmente, o que permite que os países acompanhem o seu progresso.

A FIB é calculada através de um questionário com 1.000 pessoas de cada país. As perguntas são baseadas em seis dimensões do bem-estar: educação, saúde, trabalho, renda, relacionamentos e segurança.

Os respondentes são classificados em cinco níveis de bem-estar, de “muito insatisfeito” a “muito satisfeito”. A pontuação de cada país é calculada através da média das respostas.

A FIB é considerada uma medida mais precisa do bem-estar do que o PIB (Produto Interno Bruto), que é a medida mais comumente usada para o crescimento econômico. Isto porque o PIB não leva em consideração fatores como educação, saúde, relacionamentos e segurança, que são cruciais para o bem-estar.

No entanto, a FIB tem algumas limitações. Por exemplo, ela não leva em consideração o meio ambiente. Além disso, a FIB é baseada em um questionário, o que significa que é suscetível a viés.

Apesar das limitações, a FIB é considerada uma medida útil do bem-estar geral de um país. Ela fornece um quadro abrangente do que é preciso para tornar as pessoas realmente felizes e bem-sucedidas.

Devemos sempre nos perguntar como esta nossa felicidade interna bruta, afinal de contas, somos seres humanos e não robôs, não é mesmo? A felicidade está em coisas simples, como um bom trabalho, uma boa família, um bom amigo, um bom livro, um bom filme. A felicidade não está em materialismo, está em coisas que podemos cultivar.

Autor:

Willians Fiori

Especialista em longevidade desde 2003
Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia
Professor docente da pós graduação em Geriatria & Gerontologia/ Mercado saúde  no  Hospital Israelita Albert Einstein
Professor docente FMUSP – Saúde Publica e manejo de pacientes longevos
Criador do grupo de estudos sobre longevidade envelhecimento 2.0
Host e criador do Gerocast Podcast
reconhecimento com selo direitos humanos da prefeitura de São Paulo
reconhecimento festival fiss ONU Latin America

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio