22.6 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de julho de 2024

Conheça o Ibrawork, Hub de inovação que quer transformar São Paulo em uma smart city

Iniciativa da Ibrachina busca startups interessadas em aplicar soluções tecnológicas para promover mudanças reais na capital paulista

São Paulo, outubro de 2022 – Smarts Cities são cidades que aplicam soluções tecnológicas para aprimorar diversos aspectos do cotidiano, como infraestrutura, mobilidade urbana, sustentabilidade, entre outras questões que impactam o dia a dia de cada morador. A cidade de São Paulo caminha para aprimorar todos esses componentes e, para acelerar o processo, o hub de open innovation Ibrawork, foi criado para acelerar startups que têm um plano inovador para transformar a sociedade como um todo. 

Fundado por Thomas Law, líder na comunidade chinesa paulistana, e fomentado pelo Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina),  o Ibrawork avança rapidamente com projetos concretos na capital paulista. A ideia é que sejam descobertas soluções para mobilidade urbana, gestão de resíduos, economia de água, segurança pública e todas as frentes necessárias para melhorar o cotidiano de toda a população.

Para explorar todas as formas de tornar São Paulo mais inteligente, Tania Gomes, diretora de inovação do Ibrawork, explica que é preciso movimentar toda a comunidade tecnológica e de inovação para que ela foque seus esforços em transformar o cotidiano de todos. “Não faltam startups com potencial tecnológico de transformar São Paulo em uma cidade inteligente. Nossa missão é encontrá-las e direcioná-las às principais dores vividas pelos paulistanos. Hoje percebemos que ainda há muito o que descobrir”, conta a executiva. 

Nessa missão de encontrar as soluções ideais para os problemas reais de São Paulo, foi finalizado recentemente o primeiro programa de aceleração do Ibrawork, chamado Esfera. Algumas startups participaram do programa que, após meses, apresentaram suas soluções a um grupo de investidores. A startup de análises preditivas da indústria 4.0 Tebe foi a vencedora, e vai apresentar sua solução em Dubai, no GITEX Dubai 2022.

Além disso, o primeiro projeto, já em andamento em São Paulo, é o Mercadão for Startups, programa de inovação aberta que vai levar toda a disrupção do ecossistema de startups para transformar o Mercadão Municipal da cidade e o Mercado Municipal Kinjo Yamato. 

Em uma parceria  entre o Ibrawork e a Mercado SP SPE S.A, concessionária responsável pela administração das instituições, o projeto tem como foco conectar soluções de alto potencial das startups que possam agregar valor aos negócios dos mercados. Além disso, a ideia é que ideias disruptivas auxiliem comerciantes na geração de novas fontes de receitas e melhorias internas, como evitar o desperdício de sobras dos lojistas. 

As startups selecionadas terão a possibilidade de parceria, investimento e/ou aquisição, pela concessionária responsável pelos mercados. Inicialmente, serão selecionadas dez startups dos segmentos de fintech, foodtech, big data e IOT, agtech, logtech, energitech e mobilidade. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.

Sobre o Ibrawork

Fundado por Thomas Law, o Ibrawork é um hub especializado em inovação e que desenha programas personalizados de inovação aberta, cultura e comportamento e gestão da inovação para empresas dos mais diversos setores. Além disso, consistentemente abre seu espaço em São Paulo para eventos e programas que sigam o mesmo propósito.

Autor:

Lucas Ardigó

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio