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quinta-feira, 25 de julho de 2024

Inteligência artificial e o varejo

A inteligência artificial está revolucionando o varejo, oferecendo aos varejistas um nível de insight e análise que era impossível até recentemente. Como resultado, as empresas estão usando a IA para tomar decisões mais informadas sobre preços, estoques, localização de lojas e até mesmo como se relacionar com os clientes.

A inteligência artificial já está sendo usada para aperfeiçoar a logística e a eficiência operacional do varejo.

Algumas das principais varejistas, como a Amazon e a Walmart, estão usando robôs para ajudar a seus funcionários a realizarem tarefas repetitivas, como escanear e classificar itens. Isso está liberando os funcionários para que se concentrem em tarefas mais complexas e de alto valor, como o atendimento ao cliente.

A inteligência artificial também está sendo usada para melhorar a experiência do cliente. Por exemplo, a Macy’s está usando a tecnologia para criar um mapa virtual da loja que ajuda os clientes a encontrarem o que procuram rapidamente.

Além disso, a Nordstrom está usando a inteligência artificial para desenvolver um aplicativo que oferece conselhos de estilo personalizados aos clientes. Ao longo dos próximos anos, espera-se que a inteligência artificial se torne cada vez mais prevalente no varejo.

Como resultado, as empresas que não estiverem usando a tecnologia para aperfeiçoar suas operações e melhorar a experiência do cliente certamente ficarão para trás.

Inteligência artificial no marketing de produtos

O marketing de produtos é uma das áreas do varejo que está sendo mais beneficiada pelo uso da inteligência artificial. A tecnologia está sendo usada para ajudar as empresas a compreenderem melhor o que os clientes querem, o que estão comprando e quais produtos estão sendo mais bem recebidos.

Uma das maneiras pelas quais a inteligência artificial está ajudando as empresas a melhorar o marketing de produtos é através do uso de análise de sentimento. Análise de sentimento é o processo de usar software para analisar como as pessoas se sentem em relação a um produto ou marca.

Isso é feito lendo e analisando comentários em redes sociais, fóruns, blogs e outros sites. A análise de sentimento é extremamente útil para o marketing de produtos, pois ajuda as empresas a compreenderem o que os clientes estão dizendo sobre seus produtos. Ela também pode ser usada para monitorar a concorrência e ver como os clientes estão se sentindo em relação aos produtos dela.

Outra maneira pela qual a inteligência artificial está ajudando o marketing de produtos é através do uso de análise de comportamento. Análise de comportamento é o processo de usar software para monitorar e analisar o que as pessoas estão fazendo online. Isso inclui acompanhar o que as pessoas estão pesquisando, quais sites estão visitando e quais produtos estão comprando.

A análise de comportamento é extremamente útil para o marketing de produtos, pois ajuda as empresas a compreenderem melhor o que os clientes querem. Ela também pode ser usada para monitorar a concorrência e ver como os clientes estão se comportando em relação aos produtos dela.

Além da análise de sentimento e de comportamento, a inteligência artificial também está sendo usada para ajudar as empresas a criarem campanhas publicitárias mais eficazes. Isso é feito usando software para analisar o que as pessoas estão dizendo e fazendo online, bem como para monitorar a concorrência.

Com base nessa análise, as empresas podem criar campanhas publicitárias que sejam mais prováveis de atrair os clientes certos. A inteligência artificial está mudando o marketing de produtos, e isso está tendo um impacto significativo nas empresas que usam a tecnologia. Com a IA, as empresas estão conseguindo compreender melhor o que os clientes querem, o que estão comprando e como os produtos estão sendo recebidos.

Isso está permitindo que elas criem campanhas publicitárias mais eficazes e melhorem a experiência do cliente. Como resultado, as empresas que usam a inteligência artificial para o marketing de produtos certamente terão uma vantagem competitiva significativa sobre as que não a usam.

CONCLUSÃO
O uso desta ferramenta se torna de extrema importância nas empresas do varejo e obrigatória no marketing e produtos.

Autor:

Willians Fiori

Especialista em longevidade desde 2003
Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia
Gerente de relações Institucionais Ontex do Brasil
Professor docente da pós graduação em Gerontologia/ Mercado saúde  no  Hospital Israelita Albert Einstein
Criador do grupo de estudos sobre longevidade envelhecimento 2.0
Host e criador do Gerocast Podcast
reconhecimento com selo direitos humanos da prefeitura de São Paulo
reconhecimento festival fiss ONU Latin America

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