22.9 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Bolsonaro diz que aceitará resultado das eleições ‘desde que sejam limpas’

O candidato à reeleição do PL, o presidente Jair Bolsonaro, reiterou falsas suspeitas sobre urnas eletrônicas em entrevista ao Jornal Nacional nesta segunda-feira. Ele também disse que aceitaria os resultados das eleições ‘desde que sejam limpas’.

Bolsonaro é o primeiro candidato à série de entrevistas do JN. Os próximos serão Ciro Gomes (PDT) na terça (23); Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quinta (25); Simone Tebet (MDB) na sexta (26).

Os cinco melhores candidatos foram convidados em pesquisa divulgada pelo Datafolha em 28 de julho. André Janones (Avante) dos cinco desistiu da candidatura.

Um sorteio com representantes do partido em 1º de agosto definiu a data e a ordem das entrevistas.

Questionado se se comprometeria a respeitar os resultados da pesquisa na televisão estatal, Bolsonaro disse: “Quaisquer que sejam [os resultados da pesquisa], uma eleição limpa deve e deve ser respeitada. Limpa e transparente deve ser respeitada”.

O presidente repetiu falsas suspeitas sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral. Autoridades oficiais e especialistas negaram o ataque de Bolsonaro.

“Em 2014, tivemos uma eleição. No segundo turno, a Agência de Desenvolvimento Social duvidou da justiça da eleição e contratou um auditor. Conclusão da auditoria da Agência de Desenvolvimento Social: as pesquisas foram inaudíveis”, disse o candidato. No entanto, ao contrário do que ele afirma, as pesquisas são auditáveis ??e seguras.

Bolsonaro também reiterou que um hacker atacou os sistemas do TSE em 2018. Segundo as autoridades, as ações dos hackers não afetaram de forma alguma a segurança da contagem de votos ou votação.

“Você definitivamente não leu o inquérito da Polícia Federal de 2018, que nem está completo. Aqui está a pergunta que sempre faço: se você pudesse colocar uma fechadura na sua casa para evitar que ela seja assaltada, você faria ou não? ? Então é para isso que eu venho falando do Tribunal Superior Eleitoral”, argumentou o candidato.

Mariana Silva
Mariana Silva
Jornalista formada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa, está no Poder360 desde 2020. No jornal digital, faz parte da equipe de internacional e participa de coberturas em Portugal, onde mora desde 2014, e na Europa. Também faz parte da equipe que produz o Drive, newsletter premium do Poder360. Antes, foi jornalista e editora no portal de notícias português Notícias ao Minuto por 4 anos. Ainda passou um semestre na Itália estudando temas como crítica de arte, literatura e cinema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio