A Amazon anunciou a implantação de um sistema para coletar dados acerca do comportamento e hábitos de compras dos clientes de seus supermercados físicos.
Chamado Store Insights, o sistema operará nas lojas onde já estão implantadas as tecnologias Dash Cart, que registra automaticamente os produtos colocados no carrinho de compras e Just Walk Out, que permite o pagamento das compras sem a necessidade de passar pelo check-out.
Os dados coletados serão usados pela Amazon e compartilhados com os fabricantes dos produtos vendidos em suas lojas, para melhoria das estratégias de publicidade e comercialização.
Os parceiros da Amazon não conseguirão identificar os dados a nível de cliente, e estes podem optar por não terem seus dados coletados, registrando essa opção no site do Store Insights. Os dados serão “armazenados em uma zona segura na nuvem”, disse a Amazon.
Nas lojas da Amazon, onde o sistema será implantado, já funciona um sistema complexo de vigilância, incluindo câmeras com inteligência artificial que seguem os compradores e sensores de peso nos carrinhos. A Amazon fez grandes investimentos em suas lojas desse tipo nos Estados Unidos e tem planos de expansão global nos próximos anos.
A empresa, recentemente, enfrentou escândalos ligados à privacidade. As câmeras de vigilância instaladas em suas vans de entrega monitoram de perto os motoristas, inclusive em termos de uso de celulares, movimentos das mãos e expressões faciais, o que gerou protestos de funcionários e organizações voltadas à defesa da privacidade e dos trabalhadores.
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Autor:
Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.
Muito bom. Ótimo artigo e viva a tecnologia.