24.7 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

União Europeia combate o excesso de velocidade

Em 6 de julho, uma tecnologia batizada Intelligent Speed Assistance – ISA ou    Assistência Inteligente de Velocidade, tornou-se obrigatória para todos os novos modelos de veículos introduzidos no mercado europeu.

Além disso, o sistema se tornará obrigatório para todos os carros novos que serão vendidos na UE a partir de julho de 2024; assim, dirigir acima do limite de velocidade pode um dia se tornar impossível na União Europeia.

A ISA usa as câmeras do veículos, dados de mapas digitais, deep learning e outras ferramentas para verificar se o carro está acima do limite de velocidade e, se estiver, pode alertar o motorista através de sons e vibrações e até mesmo   reduzir a   velocidade até o limite permitido.

Mas a legislação não é muito invasiva: os fabricantes de veículos poderão customizar o sistema em termos de tipos de alerta e os motoristas poderão ser capazes de retomar a velocidade quando esta for reduzida.

De qualquer forma, trata-se de um passo à frente, e está estabelecido que as novas regras poderão ser revistas quando um número maior de veículos estiver usando a ISA.

Autor:

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio