13 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Arquitetura orgânica e beleza que estimula o sensorial marcam a Casa das Joias, ambiente de Gabriela Mendes na CASACOR São Paulo 2022

A sofisticação do projeto executado pela arquiteta, que participa pela segunda vez da mostra, transforma as peças da Joalheria Mubri em verdadeiras obras de arte

Expostas em verdadeiros pedestais, as joias da Mubri flutuam entre as curvas do infinito particular e são tratadas como grandes obras de arte no espaço assinado por Gabriela Mendes | Foto: Monica Assan

Desde sempre, o fascínio derivado pelas joias desperta nosso desejo de ter e usar, além de produzir emoções singulares em cada um de nós. Esse universo é marcado pela admiração estonteante, o brilho que reluz aos olhos e a maneira distinta e sofisticada que cada peça transmite quando adorna o corpo de uma pessoa. Ao mergulhar nesse mar de sentimentos que permeiam, desde sempre, a humanidade, a arquiteta Gabriela Mendes, à frente de seu escritório Gabriela Mendes Arquitetura, assina a Casa das Joias, destaque da Edição 2022 da CASACOR São Paulo.

Para a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, que nesse ano escolheu o prédio do Conjunto Nacional para receber seu público, a profissional recebeu a missão de produzir o espaço onde a Joalheria Mubri apresentará e comercializará o portfólio com suas 30 marcas. Celebrando a segunda participação consecutiva na CASACOR e pautada nas referências que traduzem o significado do tema ‘Infinito Particular’, Gabriela trabalhou em um projeto que exalta uma arquitetura orgânica por meio da expressão das curvas e o uso de materiais nobres, capazes de valorizar as coleções da Mubri como se fossem verdadeiras esculturas de arte.
 
Em divino esplendor, as linhas curvas e a iluminação ganham vida, imprimindo personalidade e ainda mais sofisticação para exaltar o infinito particular do mundo das joias | Foto: Monica AssanSóbrio e elegante, o ambiente de 43 m² proposto por Gabriela Mendes enaltece a sutileza da paleta de bege, empregada como a cor que predomina e enaltece as ‘ondas’ realizadas na estrutura da parede e dos demais elementos do projeto. Logo na entrada, o visitante é recepcionado pela imponência do lustre desenhado pelo escritório com uma mescla de mais de mil cristais incolor e champanhe. O charme da peça fica ainda mais notório com a sua instalação, que desce do forro de gesso como pequenas gotas, delineando sua forma. “Nossa intenção é que, logo nos primeiros segundos em que observar a Casa da Joias, o público sinta-se impactado pela beleza extasiante do lustre. A delicadeza dos cristais se revela como um convite para vivenciar a experiência de conhecer e sonhar com a aquisição de uma joia“, destaca a arquiteta.

Com o impacto da chegada e a passagem pelos três arcos que dão acesso ao ambiente, a grande mesa, desenhada especialmente para a CasaCor, complementa a harmonia das curvas propositais. De Mármore Paraná, o móvel evidencia a beleza e a expressão de materiais legitimamente brasileiros, ao mesmo tempo em que estabelece um magnífico contraste entre os diferentes elementos da joalheria. “Ele foi concebido como o ponto de acolhida dos clientes, que podem sentar-se confortavelmente enquanto são atendidos pelas especialistas da Mubri e vivem a experiência de provar a joia que suscitou sua atenção“, explica a arquiteta. Nessa área, o tapete, também configurado especialmente para a mostra, acompanha o design da mesa.

No centro do ambiente, ornamentado pelo lustre de cristais, está a arquiteta Gabriela Mendes, autora do projeto Casa das Joias | Foto: Monica Assan

Mas antes de alcançar o ponto máximo de conhecer de perto a joia almejada, a ideia do projeto é enaltecer a apresentação das peças. Para tanto, grandes expositores de acrílico foram idealizados para conversar perfeitamente com a arquitetura, trazendo harmonia e a representação de um verdadeiro porta-joias que protege e valoriza cada item. Projetados como mesas laterais com pés de acrílico e camurça em tons de bege claro e escuro, eles dão a sensação de que as joias flutuam e fazem as vezes de ‘vitrines’. Os expositores ainda se estabelecem como um contraponto entre os materiais frios e quentes, tão diferentes entre si, mas que dialogam em completa sincronia.

Ligado também à tendência dos traços orgânicos, o espaço é marcado pelos meandros das curvas que proporcionam mais fluidez e personalidade, se firmando como um convite para apreciar um design único e aberto às diferentes sensações e interpretações. “O Infinito Particular que motiva a edição da CASACOR desse ano nos levou a mergulhar nesses efeitos que nos transportam ao movimento de perceber o nosso eu interior. Assim como cada ser humano é único, os sentimentos despertados em nós também o são e, por isso, conduzimos os visitantes a se conectarem com as suas próprias emoções, acionando suas memórias afetivas“, enfatiza a arquiteta Gabriela Mendes.
  
Os detalhes orgânicos estão presentes também na cadeira de recepção da joalheria, abrindo espaço para a subjetividade, as sensações trazidas pelas joias e a preocupação da arquiteta com o bem-estar | Fotos: Monica Assan

Na arquitetura, os contornos das paredes, executadas em drywall, propiciaram espaços internos para o funcionamento interno da joalheria. Valorizando a edificação de um prédio alçado como um dos principais ícones da arquitetura modernista de São Paulo, como é considerado o local, Gabriela empreendeu a combinação de um forro que cobre parcialmente o teto e é complementado pelo concreto da laje nervurada que constitui a estrutura do Conjunto Nacional.

Composta por placas de LED, o projeto luminotécnico da Casa das Joias é suave e acompanha o requinte do conjunto. O ambiente ainda compreende o paisagismo seco dos pequenos vasos de Marcela Pousada e o paisagismo vivo, localizado atrás dos expositores, de Marianne Ramos. Elaborados à base de Eucalipto, Tulipas e Guaimbê, eles emprestam a delicadeza de suas formas naturais para agregar ainda mais graciosidade.

Lista de Fornecedores
Cortina: Central de Tecidos (@centraldetecidos)
Decoração bordado: Unquê (unque_rj)
Decoração quadro ego e livro: Oui Design (@od_ouidesign)
Decoração: Hybrida (@hybrida_loja)
Expositores em acrílico: Onom Design (@onomdesign)
Frigobar: Versia (@versia_oficial)
Iluminação dos perfis de led: Nine led (@nine.led)
Iluminação técnica: Bronze Artellum (@bronzeartllum)
Marmoraria: Pedra Julia (@pedrajulia)
Mobiliário: Sierra Gabriela (@sierragabrielasp)
Paisagismo Permanente: MP Projetos Paisagisticos (@mp_projetospaisagisticos)
Paisagismo vivo: Marianne Ramos (@mramospaisagismo)
Piso: Portinari (@ceramicaportinari)
Quadros: Ana Mendes (@anapintomn)
Rodapé: Santa Luzia (@santa.luzia)
Tapete: Tapetah (@tapetahoficial)
Tintas: Coral (@tintascoral)

Serviço 35ª edição CASACOR São Paulo
Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073
Localização Casa das Joias: Penúltimo espaço da mostra, ao lado da loja CASACOR Hybrida
Período de visitação: 05 de julho a 11 de setembro de 2022 
Horário: terça a sábado, das 12h às 22h | domingo, das 11 às 21h

Sobre a arquiteta Gabriela Mendes  
Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP e especializada em Design de Interiores em Milão pelo Instituto Europeo di Design, Gabriela Mendes é protagonista do escritório que leva o seu nome. Tem como característica principal a criação de projetos de arquitetura e interiores funcionais e estéticos alinhados as necessidades dos diversos clientes. Seus objetivos no design de interiores visam a otimização de orçamento associada aos padrões em excelência de design e conforto, de forma acessível e dentro das expectativas planejadas. 

Autora:

Beatriz Russo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio