17.1 C
São Paulo
segunda-feira, 29 de julho de 2024

World Password Day – tentando melhorar nossas senhas

Neste 5 de maio comemora-se o World Password Day, um dia mundial criado pela Intel em 2013 com o objetivo de contribuir para a conscientização acerca da segurança digital, uma questão muito atual considerando os ataques de hackers aos quais empresas e usuários estão expostos, como nos mostram as notícias diárias.

Mas essa conscientização, se acontecer, deve demorar: o Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido revelou que 23 milhões de pessoas em todo o mundo usam “123456” como senha.

Outra empresa de internet britânica, a Uswitch, pesquisou acerca do assunto e concluiu que   um em cada quatro usuários ainda mantem suas senhas em papel. A pesquisa também mostrou que 30% das pessoas usam seu ano de nascimento e 39% usam o nome de um animal de estimação como parte de sua senha. Essas são informações que   os hackers usam para começar a tentar descobrir as senhas para entrar nos perfis pessoais dos usuários.

A empresa israelense de segurança Check Point Software Technologies, em vista do World Password Day, sugere regras para criar uma senha segura: usar uma combinação de caracteres (algarismos, letras, símbolos), usar uma senha diferente para cada serviço e alterar senhas regularmente. A empresa lembra também que quanto mais longa for uma senha, mais segura ela será.

Que tal pensarmos em nossas senhas?

Autor:

Vivaldo José Breternitz , Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio