15.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Meta: mais um escândalo

O mundo das Big Techs tem seus momentos de dramalhão mexicano: o Wall Street Journal noticia que Sheryl Sandberg, alta executiva da Meta (antigo Facebook), onde ocupa o cargo de diretora de operações, usou sua influência para impedir a divulgação de histórias escandalosas envolvendo seu então namorado Bobby Stick, CEO da Activision Blizzard, gigante da área de jogos eletrônicos.

O WSJ relata que, em 2016 e novamente em 2019, Sandberg entrou em contato com o MailOnline, o braço online do tablóide inglês Daily Mail, conseguindo impedir que o veículo informasse sobre uma ação judicial impetrada contra Kotick por sua ex-namorada. Agora, a Meta está investigando o assunto para verificar se Sandberg violou políticas da empresa.

Segundo o WSJ, o próprio Kotick disse que Sandberg ameaçou o Daily Mail em 2016 e 2019, ao afirmar que qualquer artigo publicado mencionando seu namorado poderia prejudicar o relacionamento da publicação com o então Facebook. Kotick nega ter dito isso – se disse, “dedurou” a namorada.

Sheryl Sandberg tem a reputação de ser uma defensora dos direitos das mulheres, sendo coautora de Lean In, um livro de sucesso sobre o assunto, e criadora da    fundação   LeanIn.org, voltada ao mesmo tema.

É estranho que uma mulher com esse perfil se ligue a uma figura como Bobby Kotick, cuja reputação no ambiente empresarial é péssima, tendo sido objeto de diversas acusações, desde misoginia até financiamento ilegal de campanhas políticas. A ação judicial cuja divulgação Sandberg tentou evitar, ocorreu pelo fato de Kotick ter tentado invadir a residência de uma ex. 

Como de praxe, a Meta comentou a matéria do WSJ de forma protocolar, o que não impede mais uma mancha na sua imagem.

Autoria:

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio