24.7 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Vila Olímpia é o bairro com maior fluxo de pessoas em São Paulo: grande oportunidade de negócio para visibilidade da marca

Plataforma Economapas reúne dados para mensurar o fluxo de passantes dos bairros da capital paulista. Confira o Top 3! 

O sucesso do seu empreendimento vai depender de diversos fatores para alavancar, por isso, pesquisar o mercado se torna uma tarefa altamente necessária para colaborar no crescimento do seu negócio. O fluxo de passantes, um dos agentes primordiais para a análise na hora de abrir o novo ponto comercial, vem se alterando com facilidade nos estados brasileiros por uma razão recorrente: a pandemia. 

A Covid-19 e suas variantes mudaram o aspecto do mercado e culminaram em medidas restritivas que afetaram diversos pontos estratégicos. O espírito empreendedor precisou sobreviver à crise sanitária e, os fluxos naturais de um negócio, deram lugar à criatividade para buscar soluções inovadoras com certa frequência. Acompanhar o ritmo e se adaptar a esse novo cenário foi a chave para se manter de pé. 

Com as adaptações ao trabalho remoto, pouco deslocamento e grande apelo ao distanciamento social, o fluxo de passantes de diversas cidades mudou. Os centros comerciais já não funcionavam, pessoas evitavam locomoção e se tornou essencial analisar essa nova realidade para manter um ponto instaurado estrategicamente. 

A plataforma de inteligência de mercado da Economapas levantou dados estratégicos para análise do número de pessoas que se deslocam em determinado local diariamente, no começo de 2021. É possível perceber que, na cidade de São Paulo, Vila Mariana tinha o maior fluxo de passantes da capital paulista. Cerca de 1,3 milhões de pessoas passavam por dia no bairro. Bela Vista e Jardim Paulista fechavam o top 3 com 906 e 838 mil, respectivamente. Altos números e que apontavam como os locais mais influentes do município mais populoso do Brasil. 

O cenário diferente em 2022, com a alta adesão da população brasileira à vacina e o baixo número de casos de Covid-19, fez com que a sociedade voltasse a enxergar a realidade sob outra ótica. A circulação de pessoas aumentou, fazendo com que o fluxo de passantes mudasse ao longo desse período. A Vila Olímpia, centro financeiro da cidade, é o local com maior fluxo de passantes no Brasil e totaliza mais de 1,8 milhões de pessoas passando no local por dia. A Vila Mariana, antes com um maior deslocamento de transeuntes, figura em segundo lugar com pouco mais de 900 mil passantes por dia. Fechando o top 3, o Grajaú, área onde se concentra o maior número de habitantes da capital paulista, se estabelece com mais de 780 mil pessoas se deslocando diariamente.  

Dados como esse, auxiliam o comerciante a direcionar seu negócio para ambientes mais propícios às vendas. A assertividade para uma ação de marketing também pode ser inserida dentro deste contexto, já que estamos falando de locais que mais passam pessoas na maior cidade do Brasil, logo, o impacto das campanhas seria maior.  

Centralizar informações ricas é essencial para expansão de franquias, divulgação da marca e, principalmente, na abertura de um novo empreendimento. A pandemia modificou um pouco o cenário mercadológico, estimulando inovação e criatividade por parte dos negócios para a sobrevivência do comércio. 

Autor:

Davi Freitag

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio