15.5 C
São Paulo
sábado, 27 de julho de 2024

“O fato mais natural do mundo não pode ser tratado como um inconveniente” 

A fala é de Mayara Prieto, Head de Marketing da Movidaria, se referindo a como uma gravidez ainda é vista dentro de muitas empresas

São Paulo, abril de 2022 – Atualmente, Mayara Prieto é responsável pelo Marketing da marca empreendedora Movidaria e de seus negócios, sendo um deles o Carreira & Mamadeira, comunidade focada em ajudar mulheres a planejarem a chegada dos filhos e a carreira. Ela, que ainda não é mãe, se sente confortável em dizer que planeja sua primeira gravidez, mas nem sempre pôde sentir essa segurança, situação semelhante a de muitas mulheres no Brasil. 

Um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 50% dos talentos femininos saem do mercado de trabalho em até dois anos depois de voltarem da licença-maternidade. Esse dado é reflexo da cultura em que vivemos, onde a mulher ainda é muitas vezes vista como a única responsável pelos cuidados com os filhos. 

Com base nos dados de 247 mil mães, entre 25 a 35 anos, o estudo também revela que esse cenário piora de acordo com o nível de escolaridade da mulher. Visto que, após a gestação, o desemprego para aquelas com maior nível de escolaridade se estabelece em 35%, enquanto para as que possuem um nível menor, a taxa é de 51%. 

Para parte das empresas, a notícia da gravidez, ou o simples desejo de começar uma família, muitas vezes é visto como um impeditivo, um fardo ou até mesmo falta de cuidado com a própria carreira. “A descriminação, a exclusão e até mesmo o assédio moral podem não ser um posicionamento oficial da empresa, mas refletem a opinião das lideranças para as lideradas, de forma mais ou menos explícita”, comenta Mayara Prieto.

Esse é um dos grandes desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. Não muitos anos atrás, após passar mal no trabalho e precisar de atendimento médico, Mayara vivenciou uma situação bem delicada com um antigo gestor. “Quando cheguei ao escritório, meu gestor viu que meu braço estava roxo das medicações que precisei tomar na veia, devido a uma crise de enxaqueca, e perguntou o que tinha acontecido. Durante a conversa, até então amistosa, comentei que tinha ficado tão mal que o médico suspeitou de um AVC, e pediu para que suspendesse o meu anticoncepcional, já que era hormonal. Nesse momento, antes mesmo de me perguntar como eu estava ou se precisava de algo, ele me pediu para procurar um ginecologista imediatamente, pois, de acordo com ele, a empresa precisava de mim e eu não poderia engravidar”, relata. 

Casada há quase seis anos, Mayara não abre mão de se realizar profissionalmente e pessoalmente, com sonhos de igual importância nas diferentes áreas da vida.  “Naquela semana, eu havia adquirido cotas da empresa. Eu realmente tinha a intenção de construir uma carreira sólida ali.  Seis meses depois, eu recebi outra proposta, que se encaixava mais no meu projeto de vida, pedi demissão e contei o motivo. Mesmo com outra postura, negociação de salário e pedidos para que eu ficasse, eu não estava em paz.  Tive que aprender que onde meus sonhos não cabem, eu também não caibo”.

Na entrevista para ingressar na Movidaria, Mayara relatou essa experiência ao entrevistador. “Alertei que se a parentalidade fosse, de alguma forma, vista como um inconveniente dentro da empresa, não continuaríamos a negociação. No mesmo momento, me contaram sobre o Carreira & Mamadeira, que ainda era um projeto, e eu entrei na empresa exatamente para tirar essa iniciativa do papel”, finaliza Mayara. 

Atualmente o Carreira & Mamadeira atua no mercado B2C e B2B e tem uma forte presença no digital, reunindo mais de 17 mil seguidores no Instagram. O público alvo são as mulheres que estejam planejando ou tentando engravidar, como também as gestantes. Os conteúdos abordam os dilemas enfrentados por elas na vida e no trabalho, antes e depois da  maternidade, antecipando as dores e preparando-as para os possíveis cenários em que possam estar inseridas durante esse processo. 

No segmento corporativo, a edtech criou a plataforma Carreira & Mamadeira Incompany, destinada às áreas de recursos humanos, desenvolvimento e benefícios que queiram criar um ambiente saudável para pais, mães e gestantes dentro de suas empresas. Por meio de uma experiência digital e de alto impacto, o Incompany apoia tanto as famílias que desejam viver a parentalidade sem abrir mão de suas carreiras, como as lideranças que desejam se preparar para os desafios de gestão de equipes diversas. 

Sobre o Carreira & Mamadeira

O Carreira & Mamadeira, um dos negócios da marca empreendedora Movidaria, é uma comunidade focada em ajudar mulheres a planejarem a chegada dos filhos e a carreira. Com atuação nos mercados B2C e B2B, a empresa possui forte presença no digital, reunindo mais de 17 mil seguidores no Instagram, onde o público alvo são as mulheres que estejam planejando ou tentando engravidar, como também as gestantes. Os conteúdos abordam os dilemas enfrentados por elas na vida e no trabalho, antes e depois da  maternidade, antecipando as dores e preparando-as para os possíveis cenários em que possam estar inseridas durante esse processo. 

No segmento corporativo, a marca criou a edtech Carreira & Mamadeira Incompany, destinada às áreas de recursos humanos, desenvolvimento e benefícios que queiram criar um ambiente saudável para pais, mães e gestantes dentro de suas empresas. Por meio de uma experiência digital e de alto impacto, o Incompany apoia tanto as famílias que desejam viver a parentalidade sem abrir mão de suas carreiras, como as lideranças que desejam se preparar para os desafios de gestão de equipes diversas. 

Autora:

Raphaela Vitor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio