23.9 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

O Uso Da Videoconferência Como Ferramenta No Ensino À Distância

Este artigo pretende refletir sobre as contribuições pedagógicas do uso da videoconferência como ferramenta na Educação à distância. Para isso, apresenta dados sobre o crescimento da modalidade EAD no Brasil e a possibilidade de que os altos índices de evasão estejam relacionados com a comunicação assíncrona e falta de interação social entre os participantes. Para, em seguida, buscar identificar o perfil do docente necessário para maximizar os recursos da videoconferência na modalidade à distância e refletir sobre a configuração da videoconferência e suas vantagens e desvantagens como artifício educacional. Com isso, pretende-se destacar a necessidade de investimentos científicos e políticos para a evolução da modalidade à distância com a apropriação da videoconferência com metodologia didática adequada. Utilizou a metodologia qualitativa, através da revisão bibliográfica com leitura seletiva. Os principais autores revisados foram CRUZ (2001,2008), BELLONI (2012), FARIAS (2013) SANTOS (2009), SILVA (2016) e outros.

Palavras-Chave: Videoconferência. Comunicação na EAD. Professor EAD.

Autora:

Domênica Poliana Nunes Alves

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio