23.9 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

Valores Humanos Através das Fábulas na Educação Infantil

O Centro Educacional Professor Elias é uma escola particular com 17 anos de funcionamento, localizada na Estrada dos Passageiros, n°2438, Bairro São João, São Pedro da Aldeia RJ. Tem uma ampla estrutura física e presta serviços educacionais a alunos desde a pré-escola até o ensino médio. Possui pátios, bebedouros, banheiros, parquinho, quadra de esportes com palco para apresentações dos alunos, sala de informática e cantina. A turma escolhida para a aplicação do projeto foi a classe Pré II A, com a professora Beatriz. A turma possui vinte e dois alunos com faixa etária entre 5 e 6 anos e não possui uma profissional auxiliar de classe. Entretanto, existe uma inspetora que faz ronda constante pelo pátio e auxilia a professora em tarefas não pedagógicas.

A sala é ampla, bem iluminada e arejada, com duas janelas grandes e três ventiladores instalados. Possui um banheiro interno e um bebedouro externo, porém próximo. Na sala de aula acontecem as aulas, os jogos pedagógicos e também os lanches. A turma é dividida em duas mesas, com cadeiras adequadas à altura média das crianças. A sala é decorada com diversos elementos lúdicos e pedagógicos. Também possui prateleiras, estantes e um varal para guardar material didático e trabalhos de arte recém-pintados. Próximo a sala, existe um parquinho que dispõe de brinquedos variados, como escorregadores, balanços, carrosséis, cama elástica e casinha de plástico. É neste ambiente, junto com o pátio, que serve para a circulação das crianças, que acontece o recreio.

A turma, apesar de ser constituída por alunos com comportamento alinhado aos comandos da professora, apresentam discrepâncias comportamentais inerentes à idade, como egoísmo, falta de respeito, raiva, inveja e preguiça em suas relações sociais.

Por este motivo, o tema escolhido para trabalhar com a turma é valores humanos através das fábulas na Educação Infantil. O objetivo é estimular, através da leitura e interpretação de fábulas, a reflexão sobre os principais valores humanos como o amor, a amizade, a perseverança, o perdão, o respeito, o trabalho árduo, gentileza e a alegria. Foram escolhidas duas fábulas como ferramenta pedagógica: “A lebre e a tartaruga” e “A cigarra e a formiga”, ambas de autoria atribuída a Esopo, com adaptações de Jean de La Fontaine e Monteiro Lobato. A razão da escolha para tais fábulas foram seu valor agregado, facilidade de adaptação e popularidade. Espera-se que a reflexão gere mudança de comportamento nos alunos de uma maneira agradável e divertida.

Autora:

Domênica Poliana Nunes Alves

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio