Mostras competitivas reforçam diversidade e inovação no audiovisual brasileiro
O Cine Curta POA anunciou os curtas-metragens que irão compor a programação de sua primeira edição, entre os dias 25 e 28/09, na Casa de Cultura Mario Quintana e no UP Food Art, em Porto Alegre (RS). As mostras competitivas gaúcha, experimental e nacional reúnem produções que exploram linguagens variadas, do documentário ao cinema experimental, passando pela ficção e animação.
“O conjunto de curtas traduz a vitalidade criativa do audiovisual, abrindo espaço para novas vozes e debates contemporâneos”, afirmou o idealizador do festival, Felipe Gomes.
Curtas-metragens selecionados – Mostra Gaúcha
A Invenção (2025) – Dir. André Arteche
A Sinaleira Amarela (2025) – Dir. Guilherme Carravetta De Carli
Água Demais: Um Documentário Experimental entre Secos e Molhados (2025) – Dir. Samira Petry
Além do Terno (2025) – Dir. Carlos Evandro, Vitor Gatti, Jéssica Zenobini, Thomas Myke, Camila Taunay
Como se Faz um Homem (2025) – Dir. Jo Nobre
Correnteza (2024) – Dir. Diego Müller, Pablo Müller
Desvio de Cena (2024) – Dir. Caio Amon
A Um Gole da Eternidade (2024) – Dir. Camila de Moraes, Paulo Ricardo de Moraes
O Louco (2024) – Dir. Guilherme Suman
O Último Trem (2025) – Dir. Boca Migotto
O que Sobrou de Nós (2024) – Dir. LabJ Famecos
Logos (2025) – Dir. Britney
Lixo se Transforma (2025) – Dir. Gustavo Carniel Rubert
Hoje é Teu! (2025) – Dir. Luiz Alberto Cassol
O Jogo (2025) – Dir. Alexandre Mattos Meireles, Chico Maximila
Sítio dos Vagalumes (2025) – Dir. Eduardo Piotroski
Sombras do Desejo (2024) – Dir. Lucio Luna
Posso Contar nos Dedos (2024) – Dir. Victória Kaminski
Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte (2025) – Dir. Mirian Fichtner
Roma: Guaporé (2025) – Dir. Gilberto Perin
A Vida e a Morte de uma Câmera (2025) – Dir. Miguel Loroz
Agarra (2023) – Dir. Clara Estolano
Até Quando Teremos Lar? (2024) – Dir. Alex Domingues
Curtas-metragens selecionados – Mostra Experimental
Beijaço (2024) – Dir. Alek Lean
Circo Celeste (2024) – Dir. Rafael Humberto Barbosa e Silva
Corte Molhado para Cenário de Brejo (2024) – Dir. Romy Huber, Williany V. Machado
Desperta (2025) – Dir. Laura Becker
Entre Linhas e Lutas (2025) – Dir. Bruna Souza
Não é Sempre que se Faz 60 Anos (2024) – Dir. Cecília Carolinny de Oliveira Xavier
Ocupando Es(Passos) (2024) – Dir. Júlia Barbosa
Paredes do Meu Coração (2025) – Dir. André Leão
Recado (2025) – Dir. Miguel Loroz
RPGays (2025) – Dir. Sofia Carlos
Work OUT (2024) – Dir. Alana Victória Soares de Souza
Retornando Raízes (2024) – Dir. Andresa Paiva
30 Dias (2025) – Dir. Lucas Younes
40 Dias no Deserto (2023) – Dir. Mauro Baptistella
8 de Março (2025) – Dir. Maria Fernanda de Souza
Curtas-metragens selecionados – Mostra Nacional
A Bolha (2025) – Dir. Caio Baú
A Casa Amarela (2024) – Dir. Adriel Nizer
À Flor da Pele (2025) – Dir. Danielle Villanova
A Caverna (2024) – Dir. Louise Fiedler
A Jornada de Piatã (2025) – Dir. Lallo Bocchino
A Mulher do Mundo (2024) – Dir. Alice Lira
A Valsa dos Ponteiros ou Algo que o Valha (2024) – Dir. Bruno Sorc
Agora que Tudo Está Acabado (2025) – Dir. Rafael Oliveira, Rogério Luiz Oliveira, Filipe Gama
Ainda Estamos Aqui (2024) – Dir. Larissa Murai, Matheus Malburg
Além do Dom (2025) – Dir. Gabriel Corasini
Algo sobre Ilda (2024) – Dir. Gary Gananian
Alice (2024) – Dir. Julio Quinan
Amélia (2025) – Dir. André Leão
Americana (2025) – Dir. Agarb Braga
Ana Cecília (2024) – Dir. Julia Regis
Anarriê (2025) – Dir. Neto Astério
As Visualizações (2024) – Dir. Ângelo Capozzoli
Asa Real (2024) – Dir. Diogo Oliveira
Azul Marinho (2024) – Dir. Stefhany Gabrielly, Paulo Conceição
Baile da Curva (2025) – Dir. Bruno Autran
Baka Kariri-Xocó (2025) – Dir. André Leão
Bergamota (2024) – Dir. Hsu Chien
Bijupirá (2025) – Dir. Eduardo Boccaletti
Black House: Jazz é o Corre (2025) – Dir. Amilcar Neto
Bounce (2024) – Dir. Carla Garcez
Cadê o Meu Queijo? (2024) – Dir. Luis Caio
Caluim (2023) – Dir. Hsu Chien
Cavalo Marinho (2024) – Dir. Leo Tabossa
Deixa (2023) – Dir. Mariana Jaspe
Ecce Homo (2025) – Dir. Henrique Freitas
Falso Picadeiro (2025) – Dir. Allan Souza Lima
Free EuBrite (2024) – Dir. Felipe Brêtas
Goteira (2025) – Dir. Francesco Calisto, Diego Casanova, Patrick Fornari, Mickael Kornblum
Ferrolho (2023) – Dir. Alexandre Derlam
Janeiro (2024) – Dir. Boca Migotto
Kabuki (2024) – Dir. Tiago Minamisawa
Linda do Rosário (2024) – Dir. Vladimir Seixas
Luzes de Angola (2025) – Dir. Lallo Bocchino
Mascates dos Sonhos (2024) – Dir. Kristel Kardeal
PIOnic (2024) – Dir. Alex Ribondi
Sem Fantasia (2025) – Dir. Pedro Murad, Daniel Herz
Planeta Fome (2025) – Dir. Édier William
Vípuxovuko – Aldeia (2024) – Dir. Dannon Lacerda
Serviço
📍 Evento: 1ª edição do Festival Cine Curta POA
📅 Quando: 25 a 28/09/2025
📌 Onde: Casa de Cultura Mario Quintana e UP Food Art, Porto Alegre (RS)
🎬 Atividades: mostras competitivas nacionais, regionais, experimentais e colegiais; oficinas gratuitas; debates; exibições especiais; premiações.
Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser acessadas no site oficial do festival https://www.cinecurtapoa.com/ e nas redes sociais do Cine Curta POA https://www.instagram.com/festivalcinecurtapoa/
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre o Cine Curta POA
O Festival Cine Curta POA estreia em 2025 reunindo cineastas, produtores, atores e amantes do cinema em Porto Alegre (RS). Com programação diversificada, o evento valoriza a produção audiovisual nacional por meio de mostras competitivas, debates, oficinas e sessões especiais. A premiação dos melhores filmes será feita por júri e público, com troféus e incentivos à produção independente. Voltado também à formação de novos talentos, o festival busca consolidar Porto Alegre como polo cultural e estimular a circulação de narrativas diversas do cinema brasileiro. O idealizador e coordenador geral do festival é o cineasta Luis Felipe Gomes Oliveira.
A 1ª edição conta com realização da Striker Produtora, patrocínio do Double Tree by Hilton Porto Alegre, apoio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana, Casa de Cultura Mario Quintana, Ritter Hotéis, Up Food Art e Dirty Old Man. O financiamento é do Instituto Estadual de Cinema do RS (Iecine), Pró-Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil, União e Reconstrução.
Autor:
Marcelo Roxo Matusiak